Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp






    Quando e como fazer o rodízio de pneus?

    Rodízio de pneus | AUTOHUB

    O cuidado com os pneus é algo que começa ainda na loja, no momento de escolher as peças ideais para o carro, e nunca termina. Isso porque deve-se fazer a calibragem e troca sempre que necessário. Além disso, há uma técnica que você pode utilizar para prolongar a vida útil desses itens: o rodízio de pneus. Mas, para ter bons resultados, é fundamental fazer da maneira correta e no tempo certo. Para aprender sobre o rodízio, continue a leitura!

    O que é rodízio de pneus e qual a sua importância?

    O rodízio de pneus é um método utilizado pelos motoristas para que esses itens durem por mais tempo. Basicamente, a técnica consiste em trocar as peças de lugar periodicamente. Sendo assim, as rodas da parte traseira do carro podem ir para a dianteira e vice-versa. Essa prática é importante porque os pneus sofrem desgaste de forma desigual. Os que ficam na frente são os mais consumidos. Isso acontece por causa do sistema de direção e da tração, que exigem mais dos itens que estão mais próximos.

    Com o desgaste diferente entre os pneus dianteiros e traseiros, malefícios são causados ao condutor. Quando isso acontece, o automóvel pode ter um desequilíbrio. Dessa maneira, a condução é dificultada. Além disso, se o item desgastar muito, será necessário fazer a troca antes do tempo previsto. Com o rodízio, é possível evitar gastos financeiros inesperados e instabilidade do carro.

    Quando fazer o rodízio de pneus?

    É indicado que o rodízio de pneus seja realizado a cada 10 mil quilômetros rodados. Todavia, é apenas uma estimativa de quando deve ser feito. É fundamental sempre verificar as peças para analisar o desgaste de cada uma. Talvez seja necessário fazer o rodízio antes ou somente depois desse nível recomendado.

    Como fazer o rodízio de pneus?

    Antes do rodízio de pneus ser realizado, é importante tomar alguns cuidados para ter bons resultados. Primeiramente, deve-se fazer uma revisão dos pneus e das rodas para verificar se há alguma deformidade na borracha, o que atrapalha na performance do veículo. Outra ação relevante nesse processo é a revisão da suspensão para que seja analisado se há elementos que possam agilizar o desgaste dos pneus.

    Para que o rodízio seja feito corretamente, você deve saber qual é o tipo de pneu e de tração do seu veículo, se é dianteira, traseira ou nas quatro rodas. Se seus pneus são do tipo simétrico bidirecional, o mais comum nos carros, será feita a troca em “X”. Ela consiste em colocar a roda dianteira direita na traseira esquerda e a da traseira direita na dianteira esquerda.

    Caso seus pneus sejam do tipo unidirecional, troque as rodas dianteiras para a parte traseira e vice-versa. É importante cumprir as indicações das setas que ficam na lateral dos pneus para que fiquem na direção certa de rodagem. Se os seus pneus forem do tipo assimétrico, também deve ter o cuidado de seguir o desenho que indica a parte exterior e interior deles.

    Faça alinhamento e balanceamento após o rodízio de pneus

    É importante ressaltar que você deve realizar um novo alinhamento e balanceamento do veículo depois de fazer o rodízio de pneus. Assim, tudo estará em seus ângulos adequados. Para isso, conte com a AutoHub, loja de pneus em São Paulo. Além disso, confie em nossos profissionais especializados em carro para fazer o conserto e manutenção das rodas e a revisão preventiva completa. Confie em quem entende do assunto para que seu automóvel tenha um melhor desempenho! Entre em contato!