Você, que é apaixonado por carros, está no lugar certo, pois vamos falar de um dos componentes mais importantes do seu veículo: os pneus. Eles são os itens do automóvel que estão em contato direto com o solo. Por isso, precisam receber atenção especial. Confira neste artigo tudo sobre pneus.
Entendendo tudo sobre pneus
Antes de começar a falar dos tipos, é importante entender um pouco mais sobre esse componente do veículo. Algumas particularidades dos pneus são:
Bandas de rodagem
É a parte do pneu que está em contato com o solo.
Sulcos
São feitos nas bandas de rodagem, que são responsáveis pela aderência do carro com o chão, mantendo também sua estabilidade. Essas cavidades escoam a água em dias chuvosos, evitando a aquaplanagem.
Tipos de pneus
Agora que você já conhece essas peculiaridades dos pneus, ficará mais fácil para você escolher o melhor modelo para seu veículo.
Pneus diagonais
Esse tipo de pneu é composto por lonas sobrepostas. Estas, quando sobrepostas, tem um formato diagonal.
Porém, esse tipo de pneu está caindo cada vez mais em desuso. Isso porque ele possui uma camada grossa, com pouca flexibilidade e propensa ao aquecimento. Além disso, a rigidez da carcaça faz com que o pneu não absorva o relevo do solo, fazendo com que o condutor esteja propenso a todos os choques e impactos que os pneus proporcionam. Devido a esses problemas, os pneus diagonais estão sendo trocados pelos pneus radiais.
Pneus radiais
Os pneus radiais são indicados para carros com velocidades mais elevadas. Isso devido a banda de rodagem, que dura mais tempo e se torna apta para maior rapidez.
As bandas de rodagens têm cordas metálicas em sua parte interior que apontam para o sentido diagonal. Essas cordas dão estabilidade para a banda de rodagem, que geram melhor desempenho em curvas e na hora de frear, além de prolongar a vida útil do pneu e diminuir gasto com combustível.
A carcaça dos pneus radiais apresenta maior flexibilidade, ajudando na hora em que o carro pode vir a sofrer um choque ou impacto, além de se ajustarem a variados tipos de relevos no solo.
Pneus on-road
Conhecidos como on-road ou pneus convencionais, estes são os mais usados no meio urbano, pois têm melhor adaptação para o contato com o asfalto. A maior parte dos carros de passeio, ou seja, esses que vemos diariamente, são os de modelo on-road.
Por ter sulcos estreitos e menores, os pneus on-road possuem uma área maior de contato entre carcaça e o solo, mas seu maior destaque vai para o escoamento da água nos pneus, o que é ideal para chuva, evitando a aquaplanagem.
Pneus off-road
Os off-road são os pneus mais adequados para quem trafega por lugares com lama, pedras e mato. Por suas bandas de rodagem possuírem uma maior resistência, seus sulcos serem largos e maiores e sua carcaça ser mais dura, eles permitem a tração nos terrenos mais desnivelados.
Porém, há uma desvantagem em relação ao escorrer da água, diferente dos pneus on-road. Um alerta na hora de escolher esse pneu, é que ele não é indicado para solos asfaltados, porque se desgasta com muita rapidez, diminuindo sua vida útil.
Pneus mistos
Os pneus mistos, como já sugere o nome, são uma combinação de dois tipos de pneus, que, no caso, são os on-road e off-road. Pela mistura de suas características, eles podem ser usados tanto no asfalto quanto em terrenos mais instáveis ou lameados.
Tendo sulcos mais largos que os pneus on-road e um pouco menos largos que os off-road, o funcionamento em estradas não asfaltadas é possível e seguro. Estes pneus oferecem durabilidade e conforto para o motorista do veículo.
Pneus verdes (ecológicos)
Os pneus ecológicos foram desenvolvidos com o intuito de reduzir a poluição do meio ambiente. Eles são mais leves, duráveis e produzem menos ruídos, possuindo também uma resistência menor ao rolamento. Assim, o consumo de combustível é menor, enviando menos gases poluentes para a atmosfera.
Pneus Run Flat
O pneu run flat se destaca por ter paredes reforçadas nas estruturas dos flancos, talões e ombros. Quando o veículo fica sem ar, essas paredes têm apoio em cima dessas camadas. Isso promove segurança porque não há risco de detalonamento de pneu, que é quando eles saem das rodas com o veículo em movimento.
Além disso, se o pneu furar ou sofrer algum dano, ele continua conseguindo rodar por até 80 quilômetros, indo a 80 quilômetros por hora. Já um pneu normal, soltaria da roda, provocando acidentes.
Existem três tipos de pneu run flat:
- Com suporte auxiliar: suportam carga no caso de perda de pressão;
- Auto esportes: são os mais comuns e reforçados;
- Auto selantes: têm uma camada em seu interior capaz de selar furos como uma cola.
Escolha o seu tipo de pneu!
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