Segurança na direção e bom desempenho são fatores que todo condutor não dispensa. Como todos os itens que fazem parte de um carro, os pneus são parte importante e necessitam de manutenção.
No entanto, o tempo de vida útil de um pneu varia de acordo com as características de uso, além do estilo de direção e a qualidade dos pneus.
Você sabe quais são os principais serviços de manutenção de pneus? Hoje, falaremos sobre a necessidade de manutenção e como saber quando buscar uma loja de pneus em SP. Confira em seguida!
Qual a vida útil de um pneu?
Os pneus originais de carros de passeio duram, em média, de 40 a 60.000 km até necessitar da primeira troca. No entanto, alguns fatores podem reduzir a vida útil de um pneu até pela metade.
Confira, a seguir, alguns exemplos de práticas que prejudicam a durabilidade do pneu:
- direção com excesso de frenagens;
- ausência de manutenções regulares;
- pneus de baixa qualidade ou incompatíveis com o peso do carro;
Os gastos com a substituição de pneus antes da hora são muito maiores do que efetuar a troca. Mas como saber quando trocar e quais os sinais de que é necessário realizar serviços de manutenção de pneus?
Continue lendo para saber mais!
Como saber quando devo trocar o pneu do meu carro?
O ideal é não esperar o seu carro dar os primeiros sinais de que precisa de uma troca. Assim, caso a quilometragem se aproxime de 70.000 km é recomendado que o carro passe por uma revisão.
Contudo, se ele já apresenta sinais como trepidações, pneu escamado ou ruídos durante a direção, são sinais claros de que já passou da hora de fazer a manutenção dos pneus.
Serviços de manutenção de pneus
O sistema de suspensão e manutenção de pneus é fundamental para evitar acidentes. No entanto, realizar os serviços de manutenção de pneus também previne gastos desnecessários, como a substituição dos pneus devido à diminuição da vida útil.
Ao realizar os serviços de alinhamento, balanceamento, calibragem e rodízio você redobra sua segurança, além de economizar em gastos maiores.
Confira, a seguir, 7 dicas para aumentar a vida útil dos pneus.
1. Dica da moeda de um real
Todo pneu possui uma marca sinalizando a medida do TWI, indicador do desgaste. Existe uma regra em que, ao colocar uma moeda de R$ 1 sobre o sulco do pneu, é possível determinar se o mesmo já está com desgaste avançado.
Se a marcação dourada da moeda sumir é necessário realizar a manutenção. Isso porque, a moeda de R$ 1 possui, exatamente, 1,6 mm, medida geral do TWI.
2. Fazer o balanceamento
Devido ao choque do impacto com o solo, o pneu pode ficar escamado ou desgastado com o tempo. O balanceamento de pneu é o serviço ideal para estabelecer a vibração ideal do pneu novamente, evitando trepidações durante o aumento da velocidade.
3. Alinhamento de pneus
Os problemas principais de desalinhamento dos pneus são a convergência (rodas voltadas para dentro) e a divergência (rodas voltadas para fora).
O alinhamento consiste em corrigir problemas de direção nas rodas, prevenindo acidentes e desgastes dos pneus. O recomendado é que se faça o balanceamento e alinhamento a cada 10.000 km.
4. Ajustar a calibragem dos pneus
Para manter os pneus em bom estado é necessário saber a quantidade ideal de libras na hora de calibrar. Afinal, quando os pneus não estão bem calibrados, o desgaste aumenta. A falta de pressão também pode dificultar o rolamento, forçando o motor.
O ideal é fazer a calibragem de acordo com a indicação do fabricante. Essa informação pode ser encontrada em uma tabela na coluna da porta do motorista ou na parte interna na tampa de abastecimento.
Caso não encontre, no Manual do Proprietário você também pode conferir a tabela de pressão de pneus.
5. Calibragem com pneus frios
Por vezes, quando o carro consome muito combustível, o motivo pode ser mais simples do que parece: calibrar o pneu enquanto está quente. Portanto, ainda falando sobre calibragem, uma dica é sempre encher os pneus enquanto frios.
A explicação para isso é simples: quando o ar está quente tende a aumentar a pressão dentro do pneu o que altera a calibragem.
6. Fazer o rodízio de pneus de tempos em tempos
Todo carro precisa fazer o serviço de rodízio de pneus, a fim de manter o bom estado de conservação das rodas, além da vida útil do pneu (que gira em torno de 75.000 km). Devido ao peso e esforço, os pneus dianteiros do seu carro tendem a sofrer maior desgaste.
Desse modo, o rodízio de pneus assegura o mesmo nível de desgaste dos pneus.
Especialistas em mecânica recomendam a troca dos pneus por eixo, ou seja, os pneus dianteiros mudam de lugar com os de trás.
7. Conte com uma loja especializada para manutenção dos pneus
Agora que você já sabe a necessidade de fazer a manutenção do pneu, tenha em mente que é necessário buscar uma loja especializada para realizar tais serviços.
Conte com profissionais especializados, a fim de assegurar não só a vida útil dos pneus, mas, principalmente, a sua segurança e a de mais quem você levar nos bancos de passageiro!
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