Com qual frequência você realiza a calibragem de pneus? Embora seja uma prática indispensável para uma melhor dirigibilidade, poucos são os motoristas que se atentam regular a pressão dos pneus com frequência.
Pensando na real importância desse serviço, apresentaremos algumas vantagens que o veículo recebe com a calibragem em dia. Confira!
O que é calibragem de pneus?
De forma bem simples, podemos resumir a calibragem à regulagem da pressão dos pneus. Para isto, o motorista precisa conferir qual o valor de insuflação de ar é recomendado pelo fabricante do veículo.
Além disso, é preciso avaliar em quais condições o carro roda. Por exemplo, se o veículo é mais usado em rodovias ou dentro do perímetro urbano. O questionamento deve ser feito, pois essas características individuais irão apontar qual a pressão indicada e qual a frequência para a calibragem de pneus. Em caso de longas viagens, a calibragem é recomendada a cada 3 ou 4 dias. Agora, se o carro é usado apenas na cidade, indica-se a prática uma vez na semana.
Qual a importância de calibrar os pneus?
Embora usado de forma errônea, é comum nos depararmos com o termo libra sozinho quando o assunto é a pressão que o ar exerce nos pneus. O certo seria libra-força por polegada quadrada (lbf/pol). No entanto, este não é o caso. O importante é destacar que os carros podem ter seus pneus com a pressão abaixo da recomendada.
Normalmente, perde-se 1 libra por mês com as válvulas de segurança e o assentamento das rodas com a revisão automotiva em dia. Agora, se não houver uma manutenção ou caso haja falta de calibragem, a perda é ainda maior. Logo, o veículo fica mais suscetível a acidentes no trânsito, estouro de pneus, consumo excessivo de combustível e menor estabilidade na pista.
Calibragem de pneus: quais as vantagens?
Agora, que você sabe da importância da calibragem de pneus, chegou o momento de conhecer as vantagens de manter essa prática em dia. Vamos lá?!
1. Economia de combustível
A calibragem de pneus garante uma melhor distribuição de peso do veículo sobre as rodas. Assim, o carro fica sem resistência à rodagem, logo, consome menos combustível. Com o preço atual da gasolina, vale fazer a calibragem com frequência.
Calibrado corretamente, o peso do veículo é distribuído adequadamente sobre as rodas. O carro fica sem resistência à rodagem e gasta menos combustível.
2. Evita desgaste dos pneus
Rodar com pneus vazios acelera o processo de desgaste da borracha. Além disso, com a calibragem periódica, o motorista consegue observar melhor o estado de conservação dos pneus e, quando necessário, recorrer a uma manutenção automotiva.
3. Maior estabilidade para o carro
Dirigir com pneus murchos, ou seja, com a pressão abaixo da recomendada, gera muito calor. Logo, aumenta as chances de estourar o pneu e, possivelmente, provocar um acidente. Neste caso, a calibragem de pneus aumenta a estabilidade do carro e, consequentemente, a sua dirigibilidade.
Serviços automotivos de qualidade
Conte com a AutoHub, loja de pneus em São Paulo, na realização de serviços automotivos. Nossa equipe é especializada em manutenção automotiva, troca de bateria, revisão do sistema de freio, suspensão e muito mais. Além disso, oferecemos uma gama de marcas e tamanhos de pneus para o seu carro. Venha nos conhecer!