TWI é uma sigla em inglês que significa Tread Wear Indicator. Não ajudou muito, né? Deixa que a gente traduz pra você: a sigla TWI, em português, está relacionada ao Índice de Desgaste da Banda de Rodagem, ou seja, é um indicador da durabilidade do pneu. O método é um padrão universal desenvolvido pela indústria automotiva e está presente em todos os pneus, tanto os nacionais quanto os importados. Esse método foi desenvolvido para ser bastante simples e você mesmo pode fazer um teste em casa.
Como encontrar o TWI?
O TWI é um ressalto no pneu com 1,6mm de altura, que fica dentro dos sulcos da banda de rodagem. A banda de rodagem é a parte do pneu que toca o chão e que suporta o peso do carro, já os sulcos são os canais que escoam a água em pistas molhadas e evitam a aquaplanagem do veículo.
Para encontrar o indicador, procure na lateral do pneu pela sigla TWI ou pelo símbolo de um triângulo. Se você achar que o ponto de um dos sulcos já está batendo no asfalto, isso significa que o seu pneu deve ser trocado imediatamente, pois ele já ultrapassou os limites de segurança e pode oferecer sérios riscos. Além da possibilidade de multas e registro de infração na Carteira de Habilitação, pois pneus ruins são uma das principais causas de multas de trânsito em São Paulo.
Técnicas de análise
Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para verificar as condições do seu pneu:
- Tato
Você pode verificar o TWI observando principalmente a saliência do pneu. Se os ressaltos têm a mesma altura da superfície do lado, já passou da hora de trocar o seu pneu.
- Caneta
Mas, se você ainda tiver dúvidas, utilize uma caneta. Localize o TWI e faça um traço entre as duas bandas de rodagem. Se a caneta passar direto, é mais uma confirmação de que você deve trocar o seu pneu.
- Moeda
Outra técnica de análise, bastante utilizada pelas concessionárias, é colocar uma moeda de um real entre os sulcos no pneu. Se a parte dourada da moeda não ficar coberta, recomendamos comprar pneus novos.
- Palito de fósforo
Essa é mais uma técnica simples para você avaliar a condição do seu pneu. A cabeça de um palito de fósforo tem exatamente 1,6mm de altura, ou seja, a exata medida do TWI. Então, é só você posicionar um fósforo de cabeça para baixo dentro do sulco do pneu. Caso a marcação for acima do fósforo, é melhor trocá-lo.
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