O sistema de freio automotivo é um dos itens que mais afetam a segurança ao dirigir um veículo, junto à suspensão e à direção. Conhecê-lo bem e entender o seu funcionamento são quesitos essenciais para manter o carro sempre em ordem e não correr riscos. Mas você sabe qual é a função desses dois mecanismos: freio a tambor e freio a disco?
Como funciona o sistema de freio automotivo?
O sistema de freio automotivo é composto por uma série de itens que trabalham em conjunto para desacelerar e parar completamente um veículo. Além disso, ele é responsável por manter o carro parado quando estacionado. Com exceção dos automóveis adaptados para pessoas com deficiência, esse sistema tem, basicamente, dois modos de acionamento manual: pedal e alavanca.
Tambores de Freio
Os freios a tambor funcionam da seguinte forma: no momento em que o pedal de freio é acionado pelo motorista, a pressão é transmitida pelo fluido de freio até o cilindro, que contém os pistões, os quais empurram as sapatas em direção oposta, contra a superfície interna do tambor, que gira em conjunto com a roda do carro.
Ao entrarem em contato com a superfície do tambor, as lonas, presas às sapatas, produzem atrito, convertendo a energia cinética do carro em calor. Assim, é proporcionada a frenagem do veículo. Este tipo de freio apresenta o menor custo relativo como vantagem.
Discos de freio
Os freios a disco, diferentemente dos freios a tambor, possuem um disco, o qual é comprimido em suas faces por pastilhas, gerando o atrito necessário para frear o carro. As pastilhas, por sua vez, são montadas dentro das pinças junto com os pistões, que as empurram contra o disco no momento em que o pedal de freio é acionado. Ele dissipa melhor a energia absorvida devido à exposição ao fluxo de ar, não acumula sujeira e não oferece aumento de curso do pedal devido à dilatação do disco.
Sinais de problemas com o sistema de freio automotivo
Seja por desgaste em razão do tempo ou por falta de manutenção automotiva constante, o freio do carro pode apresentar irregularidades, que podem contribuir para colisões e acidentes. Por isso, caso você note alguma diferença na sensação ao utilizar o pedal, ouça um barulho estranho ou, ainda, sinta tremores no pedal, é bem provável que seu freio esteja manifestando algum tipo de defeito. Caso você perceba essas mudanças no sistema de freio automotivo, o mais indicado é que você pare de utilizar seu veículo para suas tarefas diárias e o leve em uma loja de manutenção veicular para uma verificação.
Manutenção do sistema de freio automotivo é na AutoHub
Para que não ocorram problemas com o sistema de freio automotivo do seu carro, é importante que a manutenção veicular esteja em dia. Na AutoHub, loja de pneus em São Paulo, você encontra profissionais experientes para realizar os melhores serviços em seu automóvel. Vá até a AutoHub mais próxima e contrate um serviço de manutenção para o seu veículo.