Um veículo é composto por vários sistemas que proporcionam benefícios ao motorista e aos passageiros. No entanto, há um deles muito importante para o bom desempenho do carro: o de suspensão. Esse conjunto de peças é responsável por fornecer comodidade e segurança aos ocupantes do automóvel. Confira abaixo a relevância da suspensão e dicas de manutenção preventiva!
Importância da suspensão para o veículo
Formado por amortecedores, molas, bandejas, barra estabilizadora, entre outras peças, o sistema de suspensão é de extremo valor para o funcionamento dos carros. Ele é capaz de garantir maior segurança aos condutores. Isso porque minimiza os impactos causados ao chassi por buracos, quebra-molas e desníveis que há no solo. Assim, é proporcionado maior conforto aos ocupantes dos automóveis. Além disso, oferece estabilidade ao passar pelas curvas.
Desde o momento da instalação no carro, o sistema de suspensão cumpre com a sua missão de suportar toda a carroceria. Mantendo uma distância padrão entre o chassi e as rodas, ele evita que danos sejam causados à estrutura do veículo. Além disso, é capaz de garantir que os pneus estejam fixos ao solo quando em movimento. Ao estar em uma curva ou realizando frenagem, o sistema de estabilização anula o excesso de inclinação, fazendo com que haja mais segurança na condução.
Dicas de manutenção preventiva da suspensão
Por ser tão relevante para o veículo, é importante que o motorista realize a manutenção preventiva do sistema de suspensão sempre que for necessário. Assim, é possível ter uma melhor performance nas estradas e manter a segurança dos ocupantes do carro. Por isso, iremos apresentar algumas dicas de manutenção da suspensão para lhe ajudar a prevenir problemas.
- Caso um dos itens da suspensão esteja desgastado, troque-o. Se não realizar a substituição, outras peças do sistema serão afetadas, podendo atingir todo o conjunto;
- Não permita que o profissional que realizará o serviço utilize peças usadas ou recondicionadas;
- Mantenha a revisão do alinhamento em dia, pois, caso contrário, a suspensão terá que realizar uma força maior, o que a danificará;
- Faça a revisão do sistema de suspensão a cada 10 mil quilômetros rodados;
- Aproveite para fazer o balanceamento das rodas e dos pneus, pois eles trabalham em conjunto com o sistema de suspensão.
Teste a suspensão do carro na Autohub
Como a suspensão é um sistema de tamanha relevância para o automóvel, é muito importante estar atento aos sinais de desgaste das peças. Além disso, é possível fazer um teste de avaliação do funcionamento da suspensão. Você encontra o equipamento ideal para essa apuração na Autohub, loja de pneus em São Paulo. Caso precise substituir os itens desse sistema, você pode contar com os nossos profissionais qualificados. Também fazemos a troca de pneus, bateria, óleo e filtros. Realize a manutenção preventiva do seu carro para ter segurança na condução!