O sistema TPMS é um dispositivo que monitora a pressão dos pneus em tempo real. Ele pode ser instalado em qualquer carro e é útil para evitar problemas com os pneus, como furos ou vazamentos. Esse sistema também pode ajudar a economizar combustível, pois mantém os pneus em um nível ideal de pressão.
Neste artigo, vamos entender melhor o que é o sistema TPMS e como ele pode prevenir acidentes. Saiba quais os tipos de sistema TPMS, como funciona a instalação e quais as vantagens de utilizar um sistema TPMS. Confira em seguida.
O que é o sistema TPMS?
O sistema TPMS realiza o monitoramento de pressão dos pneus. Ele usa sensores para medir a pressão dos pneus e enviar as informações para o painel de instrumentos do veículo. Ademais, ele pode ajudar a melhorar a segurança do veículo, pois permite que o condutor saiba se os pneus estão em boas condições ou precisam de reposição de ar.
Como o sistema TPMS funciona?
Os sistemas de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS, na sigla em inglês) são dispositivos eletrônicos que monitoram a pressão em tempo real e podem alertar o motorista sobre condições anormais.
Sistema TPMS: direto e indireto
Existem dois tipos principais de TPMS: os sistemas indiretos e os sistemas diretos. Os primeiros calculam a pressão dos pneus por meio da leitura da velocidade do veículo e do diâmetro das rodas. Já os segundos utilizam sensores instalados dentro dos próprios pneus para medir a pressão.
VANTAGENS DE TPMS DIRETO
- Entrega as leituras da pressão no interior do pneu;
- Não corre o risco de imprecisão por rotações de pneu ou substituição;
- Ressincronização simples logo após rotação de pneu ou substituição;
- As baterias dos sensores duram cerca de dez anos;
- Possibilidade de ser incluído no pneu sobressalente do carro.
VANTAGENS DO TPMS INDIRETO
- Geralmente mais barato, em comparação com o TPMS direto;
- Necessita de menos programação/manutenção ao longo do tempo;
- Menos manutenção da instalação do que o TPMS direto.
Como é instalado o sistema TPMS?
Independentemente do tipo de TPMS utilizado, todos os sistemas funcionam da mesma maneira: um sensor é instalado em cada um dos pneus e conectado a um módulo de controle, o qual, por sua vez, é ligado à central eletrônica do veículo.
Portanto, quando a pressão dos pneus estiver abaixo do nível recomendado, o sensor enviará um sinal para o módulo de controle que, por sua vez, acionará um aviso sonoro ou visual no painel do veículo.
Os TPMS podem ser instalados em qualquer tipo de veículo, desde carros leves até caminhões pesados. Ademais, esses dispositivos também podem ser retrofitados em veículos já existentes.
Quais os benefícios de usar um sistema TPMS?
Os principais benefícios de usar um sistema TPMS podem ser conferidos abaixo. Veja!
1. Melhora a segurança do veículo
Com um sistema TPMS, os motoristas recebem alertas imediatos sobre perda de pressão nos pneus, o que pode evitar acidentes.
2. Protege os pneus
Com um sistema TPMS é possível monitorar a pressão dos pneus em tempo real e, assim, garantir que estejam sempre em boas condições. Portanto, isso protege os pneus contra danos causados por pressões inadequadas e prolonga sua vida útil.
3. Economiza combustível
Pneus com pressão adequada geram menos atrito com o solo, o que significa maior eficiência na utilização do combustível. Com um sistema TPMS é possível ter sempre os pneus calibrados, representando, assim, uma economia para o bolso do motorista.
AutoHub: Autocenter em São Paulo
Ao longo do post, abordamos o sistema TPMS: o que é, como funciona e os benefícios de usá-lo. Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, não deixe de marcar uma avaliação do seu veículo na AutoHub. E tenha a certeza de que seu veículo estará usando os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Somos um Autocenter em São Paulo e loja de pneus especializada em oferecer os melhores serviços para nossos clientes.