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    Sistema de arrefecimento do motor: é hora de trocar o fluido?

    Descubra tudo sobre o sistema de arrefecimento do motor, seus componentes principais e como saber se é hora de trocar o fluido.

    O que é sistema de arrefecimento do motor?

    O sistema de arrefecimento do motor é responsável por manter a temperatura ideal do motor do veículo, evitando o superaquecimento. Ele funciona como um “ar-condicionado” para o motor, resfriando os componentes que, durante a operação, geram uma grande quantidade de calor. Esse sistema utiliza um líquido refrigerante que circula pelo motor, absorve o calor excessivo e, em seguida, libera esse calor para o ambiente externo, através do radiador.

    Componentes principais do sistema de arrefecimento

    1. Bomba d’água

    A bomba d’água é responsável por impulsionar o fluido de arrefecimento através do motor, promovendo sua circulação contínua. Acionada pela correia do motor, a bomba permite a absorção de calor do motor pelo fluido, que circula através das peças internas. Esse movimento contínuo é essencial para que o calor seja transferido para fora do motor e dissipe-se adequadamente.

    Mão masculina segurando uma boma d'água. Atrás temos o capô aberto.

    2. Válvula termostática

    A válvula termostática controla o fluxo do fluido dentro do sistema de arrefecimento, agindo como um regulador de temperatura. Ela mantém o fluido de arrefecimento dentro do motor até que ele atinja a temperatura ideal de operação. Somente quando o motor está quente o suficiente a válvula se abre, liberando o fluido para circular até o radiador, onde ocorre a troca de calor com o ar externo. Essa regulação é crucial para um ciclo de resfriamento eficiente, mantendo o motor aquecido na medida certa para evitar desgaste excessivo.

    Mão masculina desroscando uma válvula termostática na parte interna do carro.

    3. Reservatório

    O reservatório armazena o fluido de arrefecimento e funciona como um ponto de controle para o motorista. Ele possui indicadores de nível que mostram quando o fluido está abaixo do mínimo recomendado, sinalizando a necessidade de reabastecimento com água e aditivo. Esse controle visual é essencial para manter o nível correto de fluido, garantindo que o sistema funcione sem interrupções.

    Imagem de um reservatório na parte interna do carro. Possui um líquido de coloração vermelha preenchendo mais que o mínimo do recipiente.

    4. Radiador

    O radiador é um dos componentes centrais do sistema de arrefecimento e atua na dissipação de calor do fluido. Ao receber o fluido quente do motor, ele usa suas aletas de alumínio para permitir a passagem de ar frio. Esse contato do fluido com o ar externo reduz sua temperatura antes de ele retornar ao motor. O radiador, assim, renova o ciclo de resfriamento, ajudando a manter o motor na faixa de temperatura ideal para operação.

    Imagem de um radiador prateado com detalhes em preto.

    5. Aditivo

    O aditivo é um complemento fundamental para o sistema de arrefecimento, desempenhando duas funções principais: impedir que o fluido de arrefecimento congele ou evapore em condições extremas e proteger o sistema contra corrosão. Ele atua como antioxidante para as peças do motor em contato constante com o fluido, prolongando a vida útil do sistema. Existem diferentes tipos de fluidos – orgânicos, sintéticos e de etilenoglicol. Cada tipo possui características próprias, e a recomendação de qual usar está no manual do veículo. Misturar tipos diferentes de aditivos pode prejudicar o sistema, portanto, a troca de aditivo deve sempre seguir o tipo indicado pelo fabricante.

    Dois braços masculinos vestindo luvas pretas segurando um recipiente com líquido rosa despejando dentro de um reservatório na parte interna do carro.

    6. Sensor de temperatura

    Também conhecido como “cebolinha de temperatura”, o sensor mede a temperatura do fluido de arrefecimento e envia essa informação para o painel do veículo e para o módulo de comando (ECU). Internamente, ele opera com um termístor que responde às variações de temperatura, permitindo que o motorista monitore a situação em tempo real e tome ações preventivas para evitar o superaquecimento.

    Imagem de um sensor de temperatura com detalhes dourado e preto.

    7. Eletroventilador

    O eletroventilador, ou ventoinha, auxilia na ventilação do radiador, acelerando o processo de resfriamento do fluido. Quando a temperatura do motor aumenta, a ventoinha entra em ação, resfriando o fluido com maior rapidez e evitando que o motor atinja temperaturas muito altas. Esse componente é ativado automaticamente sempre que o sensor de temperatura detecta que o motor precisa de resfriamento extra.

    Imagem de um eletroventilador.

    Como saber se está na hora de trocar o fluido de arrefecimento?

    O fluido de arrefecimento, também conhecido como aditivo, possui propriedades que ajudam a manter o motor em temperatura segura e proteger os componentes contra oxidação e corrosão. Com o tempo, essas propriedades se desgastam e o fluido perde a eficácia. Trocar o fluido de arrefecimento periodicamente é essencial para evitar o superaquecimento e prolongar a vida útil do motor.

    Aqui estão alguns sinais de que pode ser a hora de fazer a troca:

    1. A cor do fluido mudou: o fluido novo geralmente possui uma coloração vibrante (verde, azul ou vermelho). Quando a cor começa a desbotar ou escurecer, é um sinal de que ele perdeu suas propriedades originais.
    2. Odor ou vazamento de fluido: um odor forte ou a presença de vazamento podem indicar problemas com o sistema. Vazamentos podem ocorrer por rachaduras nas mangueiras ou no próprio radiador.
    3. Aquecimento excessivo: se o motor está superaquecendo mais do que o normal, mesmo com a manutenção em dia, o fluido pode estar abaixo do nível recomendado ou ter perdido suas propriedades de resfriamento.
    4. Perda de eficiência: fluido antigo pode fazer com que o motor funcione de maneira menos eficiente, aumentando o consumo de combustível e reduzindo a potência.

    Problemas comuns no sistema de arrefecimento

    O sistema de arrefecimento é responsável por regular a temperatura do motor, impedindo o superaquecimento e garantindo seu funcionamento eficiente. Quando algum componente desse sistema falha, como a bomba d’água, radiador ou mangueiras, pode haver vazamentos ou dificuldades na circulação do fluido, resultando em superaquecimento e danos ao motor. Vazamentos, por exemplo, comprometem a capacidade do sistema de manter o motor na temperatura ideal. O desgaste da bomba d’água, que é responsável por fazer o fluido circular, pode impedir o resfriamento adequado, assim como um radiador danificado, que não realiza corretamente a troca de calor com o ar.

    Além disso, mangueiras desgastadas ou rachadas podem interromper o fluxo do fluido, afetando diretamente a eficiência do sistema. A falta de manutenção preventiva e a troca de peças desgastadas, como o aditivo de arrefecimento, são essenciais para manter o motor funcionando sem riscos de falhas graves. Realizar inspeções periódicas e substituir componentes danificados de maneira oportuna evita custos elevados e prolonga a vida útil do veículo.

    Dicas para manutenção do sistema de arrefecimento

    Para preservar o sistema de arrefecimento e garantir que ele continue funcionando corretamente, adote os seguintes cuidados:

    • Verifique o nível do fluido semanalmente: manter o nível adequado de fluido é essencial para o funcionamento eficiente do sistema. Caso o nível esteja abaixo do indicado, complete com fluido de arrefecimento e nunca apenas com água, pois isso compromete a proteção anticorrosiva.
    • Utilize o fluido adequado: existem diferentes tipos de fluidos, como os orgânicos e sintéticos, e é importante seguir a recomendação do fabricante do veículo. Misturar fluidos incompatíveis pode danificar os componentes do sistema.
    • Evite abrir o reservatório com o motor quente: o sistema de arrefecimento é pressurizado, abrir o reservatório com o motor aquecido pode causar acidentes.
    • Realize revisões periódicas: componentes como mangueiras, bomba d’água e radiador devem ser revisados regularmente. Problemas como vazamentos ou corrosão nas mangueiras são comuns e podem ser evitados com revisões preventivas.

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