O motor do seu carro é uma peça com diversas partes móveis que são conectadas por meio de uma correia muito importante, que é a correia dentada. Ela mantém a sincronia do equipamento durante o uso.
É por meio dela que o giro dessa máquina se mantém cadenciado. Além disso, outras correias são peças fundamentais para o funcionamento dos outros equipamentos como alternador, ar-condicionado, bomba d’água, direção hidráulica e outros.
Correia dentada
Deve-se avaliar a correia dentada a cada 6 meses ou 10 mil km. A troca não deve superar 60 mil km. O rompimento da correia dentada inutiliza o motor, necessitando de retífica completa.
Correia do alternador
Revisão a cada 10 mil km e a troca não deve superar 20 mil km;
Deixar arrebentar a correia do alternador significa perder capacidade do alternador gerar energia para recarregar a bateria. Grande chance de ficar com o sistema elétrico comprometido, dependendo exclusivamente da bateria que é usada apenas quando o carro está desligado.
Correia do ar-condicionado
Deve ser substituída a cada 50 mil km e sem ela o ar condicionado não entra em funcionamento, pois o ar-condicionado é um equipamento que depende do giro provocado pelo motor e usa esse giro para entrar em funcionamento.
Correia da direção hidráulica
A correia de direção hidráulica deve ser verificada com 10 mil km de uso e substituída, no máximo, a cada 20 mil km rodados. Ao ser rompida, ela prejudica a direção, tornando-a muito pesada.