Quando vamos adquirir um veículo, muitas vezes nos deparamos com termos técnicos que designam os recursos empregados nos carros, como o câmbio automático com conversor de torque e o câmbio CVT, por exemplo. É normal ficar confuso com esses nomes e funcionalidades, principalmente se você for comprar o seu primeiro carro ou se não for um entusiasta de tecnologias automotivas.
O CVT ou continuously variable transmission, ou seja, transmissão continuamente variável, é um tipo de câmbio automático que não tem marchas fixas, mas sim uma correia metálica que se ajusta às polias de tamanhos diferentes, variando a relação de transmissão conforme a velocidade e a aceleração do veículo.
Mas se você ainda está perdido sobre o tema, não se preocupe, neste artigo, nós da AutoHub, seu autocenter completo em São Paulo, vamos explicar tudo sobre como o CVT funciona, sua história, suas vantagens e desvantagens e a importância de fazer a manutenção adequada desse sistema. Acompanhe!
Entenda o que é um carro automático e seus diversos tipos de câmbio
Os carros automáticos são aqueles que dispensam o uso do pedal da embreagem e da alavanca de câmbio para trocar as marchas. Eles oferecem mais conforto e praticidade para o motorista, especialmente em situações de trânsito intenso. No entanto, existem diferentes tipos de câmbio automático, que funcionam de formas distintas e têm vantagens e desvantagens específicas. Entre eles, podemos citar:
- O câmbio automatizado, que se assemelha ao manual, mas tem um sistema automatizado para acionar a embreagem e trocar as marchas;
- O câmbio automático por conversor de torque, que usa um dispositivo que faz a ligação entre o motor e a caixa de transmissão, substituindo a embreagem manual, e que tem um conjunto de engrenagens planetárias para variar a relação de transmissão;
- O câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável), que varia continuamente a relação de transmissão conforme a velocidade e a aceleração do veículo, sem marchas fixas.
Como surgiu o câmbio CVT?
O conceito de uma transmissão variável foi imaginado pelo gênio italiano Leonardo da Vinci, em 1490. Ele desenhou um esboço de um sistema que usava duas polias cônicas e uma corda para transmitir a força de animais para máquinas agrícolas.
Essa ideia ficou esquecida por séculos, até que em 1886 foi registrada a primeira patente de um câmbio CVT, baseado no princípio de da Vinci. Nos anos seguintes, esse tipo de transmissão foi usado em motocicletas, como as da marca britânica Zenith Motorcycles.
O primeiro carro a usar um câmbio CVT foi o DAF 600, produzido na Holanda entre 1958 e 1963. Ele tinha um sistema chamado Variomatic, que usava duas correias de borracha e dois tambores de vácuo para variar a relação de transmissão. O curioso é que esse carro podia andar para trás com a mesma velocidade que andava para frente.
O câmbio CVT moderno, com correia metálica e controle eletrônico, surgiu em 1987, no Subaru Justy. Esse modelo foi desenvolvido em parceria com a empresa holandesa Van Doorne, que havia comprado as patentes do Variomatic. Desde então, o câmbio CVT se espalhou pelo mundo, principalmente nos carros japoneses, como Toyota, Honda e Nissan.
Quais são as vantagens do câmbio CVT?
Entre os tipos de câmbio automático disponíveis no mercado, o CVT se destaca por algumas características que podem trazer benefícios para o motorista. Veja a seguir quais são as vantagens desse sistema:
Suavidade ao dirigir
Uma das principais qualidades do câmbio CVT é a suavidade na condução. Como ele não tem marchas fixas, ele não provoca trancos ou solavancos na troca de velocidade. A transmissão é feita de forma contínua e progressiva, sem interrupções, garantindo um conforto maior para o condutor e os passageiros.
Economia de combustível
Outra vantagem do câmbio CVT é a economia de combustível. Ele permite que o motor trabalhe na rotação ideal para cada situação, evitando que ele gaste mais do que o necessário. Além disso, ele tem menos peças móveis e menos atrito do que os outros tipos de câmbio automático, o que reduz o desgaste e o consumo de energia do sistema.
Melhora a eficiência do veículo
Por fim, o câmbio CVT também melhora o desempenho do veículo. Ele aproveita melhor o torque do motor, oferecendo uma aceleração mais rápida e linear. Ele também se adapta às condições de tráfego e ao estilo de condução do motorista, proporcionando mais segurança e eficiência na direção.
Quais são as principais desvantagens do câmbio CVT?
Apesar das vantagens que o câmbio CVT oferece, ele também tem alguns pontos negativos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o seu veículo. Veja a seguir quais são as desvantagens desse sistema:
Ruído no motor
Uma das principais reclamações dos usuários do câmbio CVT é o ruído que ele pode gerar quando o motor está em alta rotação. Isso causa uma sensação de que o carro está “patinando” ou “gritando”, pois o sistema demora mais para aumentar a relação de transmissão do que os outros tipos de câmbio automático. Esse ruído pode incomodar alguns motoristas, mas não afeta o funcionamento do veículo.
Maior investimento para maior eficiência
Outra desvantagem do câmbio CVT é o custo mais elevado do que os outros tipos de câmbio automático, tanto na compra quanto na manutenção. Ele também requer um fluido específico, que deve ser trocado periodicamente, seguindo as recomendações do fabricante. O fluido é responsável por lubrificar e refrigerar as peças do sistema, e se não for trocado no tempo certo, pode comprometer a sua eficiência e durabilidade.
Componentes mais sensíveis
Por fim, o câmbio CVT é mais sensível a variações de temperatura, umidade e poeira do que os outros tipos de câmbio automático. Esses fatores podem afetar o desempenho e a vida útil do sistema, que também pode sofrer desgaste prematuro se for usado de forma inadequada, como em arrancadas bruscas, reboques ou subidas íngremes. Por isso, é importante fazer a manutenção preventiva do câmbio CVT e evitar essas situações que podem danificá-lo.
A importância da manutenção periódica para câmbios CVT
Para garantir o bom funcionamento e a longevidade do câmbio CVT, é essencial fazer a manutenção preventiva desse sistema. Isso inclui a troca do fluido de transmissão, a verificação das correias e das polias, a limpeza dos filtros e a correção de eventuais vazamentos ou ruídos.
A manutenção do câmbio CVT deve ser feita por profissionais qualificados e com equipamentos adequados, pois se trata de um sistema complexo e delicado. Por isso, é importante escolher uma oficina de confiança, que tenha experiência e conhecimento nesse tipo de serviço.
Faça a manutenção do seu câmbio CVT na AutoHub
Se você possui ou pensa em adquirir um veículo automático com câmbio CVT, saiba que a manutenção desse sistema é muito importante para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do seu carro. Por isso, você precisa contar com um auto center de confiança e qualidade, que seja especializado em câmbios automáticos.
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