Você está na estrada e, de repente, percebe que o seu pneu está furado. O estepe está ruim e a única solução é procurar um borracheiro o mais rápido possível para comprar um pneu barato e fazer a substituição. Qual é o erro nessa situação? Se você responder que é mais de um, parabéns, você acertou. Agora, se essa cena lhe traz uma sensação de déjà vu, cuidado! Talvez você já tenha caído em muitas armadilhas da refrisagem de pneus por aí.
Muitos motoristas e proprietários, levados por situações de pressa ou atraídos pelos preços baixos, acabam comprando pneus em locais não credenciados, como os famosos “borracheiros”, oficinas mecânicas ou lojas que afirmam ser especializadas em pneus. No entanto, por mais leigos que sejam os clientes desses locais, sabem que a qualidade daquele produto não deve ser a melhor.
Já falamos sobre o que são pneus remolds. Hoje, a AutoHub traz esse artigo exclusivo sobre os pneus frisados, outra maneira econômica de vender um produto aparentemente novo, que na verdade pode trazer sérios riscos à segurança. Vamos explorar mais esse tema e entender por que você deve tomar cuidado ao considerar essa opção.
O que é a refrisagem de pneus?
A refrisagem de pneus é uma prática ilegal e proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelecem normas rigorosas para a reforma de pneus, apesar de ser realizada ilegalmente por muitos estabelecimentos.
A intenção da refrisagem é reformar e recuperar a capacidade de rodagem de um pneu desgastado, seja substituindo a banda de rodagem ou aplicando uma nova camada de borracha sobre ela. No entanto, essa prática pode ser melhor descrita como uma forma de maquiar o pneu usado, assim como a remoldagem e a recapagem, que vamos explicar a seguir.
Entendendo a recapagem de pneus
A recapagem é a técnica que consiste em aplicar uma nova camada de borracha sobre a banda de rodagem do pneu, preservando suas características originais. Por outro lado, a remoldagem é a técnica em que uma nova camada de borracha é aplicada em toda a superfície do pneu, incluindo as laterais, alterando suas características originais.
Após a aplicação da nova camada de borracha, é comum realizar o frisamento utilizando uma ferramenta chamada “riscador” ou “frisador”. Essa ferramenta possui uma ponta de metal aquecida, que derrete parte da borracha do pneu para simular sulcos novos, semelhantes aos de um pneu fabricado originalmente.
Uma situação ainda mais preocupante ocorre quando a frisagem é realizada em cima de um pneu que já passou pela remoldagem, algo bastante comum em borracharias não credenciadas. Comprar pneus nesses locais representa um grande risco à vida de todos que utilizam o veículo.
Quais são os riscos da refrisagem de pneus?
A refrisagem de pneus traz consigo diversos riscos, tanto para o motorista quanto para os demais usuários da via. Vejamos alguns exemplos desses perigos.
Falta de aderência entre o pneu e a roda
Primeiramente, o pneu refrisado pode se soltar durante a viagem, o que pode resultar em acidentes graves. Essa falta de aderência entre o pneu e a roda é extremamente perigosa e pode causar perda de controle do veículo.
Estrutura fraca
Além disso, o pneu refrisado tem maior propensão a estourar ou furar, comprometendo a dirigibilidade do veículo. A falta de integridade estrutural do pneu coloca em risco a segurança dos ocupantes e de outros veículos na estrada.
Falta de aderência à pista
Outra consequência negativa da refrisagem é a perda de aderência na pista. Os pneus refrisados têm menor capacidade de tração, o que aumenta o risco de derrapagens e aquaplanagens, principalmente em condições adversas de chuva ou pista molhada.
Aumento do consumo de combustível
Além dos problemas de segurança, os pneus refrisados também afetam o desempenho do veículo. Eles têm menor eficiência em termos de resistência ao rolamento, o que resulta em um aumento no consumo de combustível e nas emissões de poluentes.
Danos aos componentes
Adicionalmente, é importante destacar que os pneus refrisados podem causar danos aos demais componentes do veículo, como a suspensão, os freios e as rodas. A utilização desses pneus compromete a durabilidade e o funcionamento adequado dessas partes essenciais do veículo.
Infração ao Código de Trânsito Brasileiro
Além dos riscos mencionados, é importante ressaltar que o motorista que utiliza um pneu refrisado está sujeito a multas e penalidades de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conduzir o veículo com equipamento obrigatório em desacordo com as normas estabelecidas pelo Contran é considerado uma infração grave, resultando em multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo pode ser retido para regularização.
Portanto, é fundamental priorizar a segurança e optar por pneus novos e de qualidade, que atendam às normas estabelecidas pelos órgãos reguladores, evitando assim os riscos associados à refrisagem de pneus.
Como identificar um pneu refrisado?
Identificar um pneu refrisado requer atenção e conhecimento. Existem alguns sinais que podem indicar essa prática. Um deles é a presença de sulcos muito profundos e uniformes na banda de rodagem, com aspecto de serem mais recentes do que o restante do pneu.
Além disso, é importante observar se há marcas de riscos ou cortes na superfície do pneu, especialmente na região dos sulcos. Outro indicativo é a presença de uma camada de borracha mais espessa na banda de rodagem, em comparação com os pneus novos.
Por fim, é fundamental verificar se o pneu possui a inscrição “REF” ou “REFRISADO” nas laterais. Esses são alguns dos sinais que podem ajudar a identificar um pneu refrisado, sendo essencial consultar um profissional especializado para uma análise mais precisa e garantir a segurança na escolha dos pneus.
Dê preferência aos pneus novos! Não arrisque sua segurança. Afinal, é muito mais garantido que não estará comprando “gato por lebre”. Busque sempre revendedores autorizados, como a AutoHub, sua loja de pneus em São Paulo.
Não cometa esse erro de novo! Vem para a AutoHub!
Vimos que a refrisagem de pneus é uma prática que deve ser evitada devido aos seus riscos e à sua ilegalidade. Para evitar cair nessa armadilha, é fundamental saber identificar um pneu refrisado.
Retomando a situação em que você está na estrada e seu pneu fura, é importante refletir sobre os erros cometidos. O primeiro deles é a falta de manutenção regular dos pneus do seu veículo, incluindo trocas adequadas, alinhamento, balanceamento, camber e caster. Se todos esses processos de manutenção estivessem em dia, as chances de ocorrer um incidente seriam muito reduzidas.
O segundo erro é negligenciar os cuidados com o estepe do seu carro, pois esse pneu desempenha um papel crucial em casos de emergência. E o terceiro erro, influenciado pelos dois anteriores, é optar por qualquer lugar para substituir o pneu furado de forma rápida e barata. Nesse momento, é essencial fazer uma escolha consciente, priorizando a segurança e a conformidade com as regulamentações legais. Portanto, se você precisa de manutenção ou substituir os pneus do seu carro, venha para a AutoHub! Aqui, você encontra uma ampla variedade de pneus importados e nacionais, que cabem no seu orçamento. Entre em contato conosco ou visite a AutoHub mais próxima de você.