Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp






    Quando realizar a troca dos anéis do pistão?

    Close em pistões de um carro, com o seguinte texto: Quando trocar os anéis dos pistões do seu carro?

    Mesmo quem pouco entenda de mecânica automotiva deve ter a ideia de como os pistões são importantes para o motor do veículo, pois a partir deles é convertida a energia da queima do combustível em trabalho mecânico, fazendo assim com que o motor funcione. O pistão também costuma ser chamado de coração do motor. Já os anéis do pistão, sobre os quais vamos falar hoje, são responsáveis pela vedação dos pistões, para assim garantir que não haja vazamento de óleo ou gases. 

    O jogo de anéis do pistão é muito importante para o motor do veículo, pois a partir dele e de seu correto funcionamento é permitida a potência do motor, assim como as emissões de gases no escapamento do carro. Esses anéis foram preparados para suportar inúmeros esforços, pressões e altas temperaturas. Para isso, essas peças exigem em sua construção um detalhamento minucioso, são fabricadas com materiais resistentes e com alta tecnologia, e além disso ainda recebem um tratamento superficial para aguentar todas as solicitações do motor. 

    Quais são as principais funções dos anéis do pistão? 

    Podemos resumir as funções dos anéis dos pistão em três partes básicas, são elas: impedir que o fluido lubrificante do carro suba para a câmara de combustão controlando o fluxo de óleo nas paredes do cilindro; garantir a compressão na câmara de combustão atuando como retentora dos gases para que eles não cheguem ao cárter; e, por último, dissipar parte do calor do pistão para o cilindro, garantindo que o sistema de arrefecimento alcance um melhor controle de temperatura interna do motor. 

    No entanto, é importante saber que os anéis não trabalham sozinhos, portanto o desempenho de suas funções de maneira eficiente também está relacionado à condição de outros itens que atuam em conjunto, ex.: cilindro, pistão e lubrificante. Caso alguns desses elementos venham a falhar, podem gerar efeitos indesejáveis para o motor do carro, como a queima do óleo do motor e a queda na pressão da compressão do cilindro.

    Como são as características dos anéis do pistão? 

    É comum encontrarmos no jogo de anéis do pistão, cada um deles com um formato específico, e isso está relacionado ao objetivo de cada um desses anéis. Como já abordamos, esses anéis possuem alta tecnologia em sua construção, tudo isso para suportar as oscilações do motor e por isso também que essas peças costumam custar um preço mais alto. 

    Em suma, existem três diferentes tipos de anéis, para cada uma de suas três funções, são eles: 

    Anel de compressão 

    A função deste anel é garantir a compressão na câmara de combustão, seu material e formato é especial para garantir um maior contato com com o cilindro e ter uma vedação maior.  Já a confecção do anel de compressão é pensada para que ele consiga resistir ao desgaste e à temperatura elevada, além disso ele deve ser devidamente resistente para receber as pressões da compressão e da combustão, juntamente com a temperatura excessiva.

    Anel raspador 

    Esse anel é conhecido popularmente pelo nome de “raspador”, contudo ele atua também no controle da compressão, juntamente ao primeiro anel apresentado. Seu nome faz referência ao movimento de descida e subida que esse anel faz nas paredes do cilindro, removendo assim o excesso do óleo lubrificante que fica acumulado no percurso de descida do pistão.

    Anel de óleo 

    Este anel geralmente vem junto, em sua estrutura, com uma mola, e a sua função, assim como a dos demais anéis, também é remover o excesso de lubrificante do cilindro no movimento de descida do pistão, fazendo um processo de raspagem. A mola tem por objetivo assegurar a pressão dos anéis contra o cilindro, então o óleo que é removido pelos anéis percorre dois caminhos até chegar ao cárter: os canais internos e também as laterais da saia do pistão.

    Quais são os principais sinais de desgastes dos anéis? 

    Assim como qualquer componente veicular, os anéis do pistão também podem se desgastar com o tempo de uso, e um de seus principais desgastes é a deformação. Isso ocorre porque esses anéis exercem uma pressão que após milhares de quilômetros criará uma deformação que aos poucos trará complicações. Podemos citar, entre essas complicações: falhas na acomodação dos anéis nas canaletas e a vedação da parte interna ficará comprometida. Além da deformação, muitas vezes esses anéis também podem quebrar, neste caso os efeitos negativos podem ser ainda maiores. 

    A boa notícia é que, atualmente, as fábricas estão produzindo componentes cada vez mais resistentes, além disso os anéis vem com um desenho especial para que se acomodem com maior facilidade nas canaletas seguindo a movimentação do pistão. No entanto, em algumas vezes, quando é feita a substituição desses anéis, o profissional que está realizando o serviço pode não reparar e acabar utilizando peças de reposição que nem sempre têm a mesma característica, sendo assim, o resultado do trabalho pode ficar abaixo da expectativa.

    Falha na vedação 

    Um outro problema que também é muito comum de ocorrer aos anéis do pistão é a falha na vedação. Esse é um dos estágios mais altos de defeito, pois os anéis já não estão conseguindo desempenhar o principal de sua função. Interessante notar que nem sempre a falha na vedação vedação dos anéis está no contato entre anel e cilindro, por vezes, os gases também podem passar por trás dos anéis, ou seja, entre os anéis e o pistão e em seguida fluir para o cárter, da mesma maneira o óleo do motor pode acabar subindo para a câmara de combustão seguindo o mesmo caminho.

    Existe algum causador prematuro de danos nos anéis dos pistões? 

    É possível, sim, citar um causador de desgaste prematuro nos anéis do pistão, algo muito comum por sinal: a sujeira. A sujeira no motor pode entrar através de um filtro de ar defeituoso ou após o reparo em alguma assistência mecânica que não seja especializada. Para reduzir esse dano, o recomendado é sempre realizar a manutenção preventiva do filtro de ar e realizar revisões e manutenções em locais de confiança. 

    Ao notar qualquer funcionamento diferenciado nos pistões e nos anéis dos pistões procure a AutoHub mais próxima 

    A necessidade de troca dos anéis do pistão é mais comum do que muitas pessoas imaginam, os sinais de seu desgaste são: diminuição na potência do motor, um aumento no consumo de óleo e  mudança nos gases que saem pelo escapamento. Em vista de qualquer um desses sinais, o indicado é procurar uma assistência automotiva o quanto antes para realizar a troca do conjunto de anéis do pistão e outros reparos que sejam necessários. 
    Faça já uma revisão automotiva na Auto Hub, afinal, deixar tudo para resolver de última hora pode ser mais custoso de uma forma geral. Somos um dos maiores auto centers em São Paulo e oferecemos mecânica automotiva completa e serviços de revisão. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo.

    Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing