O motor é considerado o coração do automóvel. É fundamental que ele funcione perfeitamente para que o veículo tenha uma boa performance nas estradas. Mas, para isso, o motor deve ser lubrificado. Dessa forma, suas peças duram por mais tempo. No entanto, existem diferentes tipos de óleo do carro. Você sabe quais são as diferenças entre o óleo mineral, semissintético e sintético? Confira neste artigo e aprenda!
O que diferencia o óleo do carro mineral, semissintético e sintético?
Existem diversos tipos de óleo do carro no mercado. Cada um tem as suas características e especificidades. Por isso, é fundamental saber identificá-los e optar por aquele que é o ideal para o seu veículo. Eles são conhecidos como mineral, semissintético e sintético, que você pode encontrar com facilidade.
Já antigo no mercado, o óleo mineral é usado desde que os carros foram criados. Por esse motivo, funciona melhor nos automóveis de modelos mais velhos. Ele tem origem natural, sendo produzido com aditivos e óleos derivados do petróleo. Seu ponto positivo é que costuma ser um produto mais barato. No entanto, exige que a troca do óleo do carro seja feita com mais frequência.
Assim como o óleo mineral, o óleo semissintético tem base mineral. Porém, há uma diferença de composição entre eles: a quantia de mineral existente no óleo semissintético é pequena porque, nele, são acrescentados aditivos. Por causa dos seus elementos, não é considerado como óleo sintético nem mineral, mas sim como semissintético. Ele proporciona o benefício de manter melhor a viscosidade ideal. Além disso, tem em sua formulação poucos contaminantes.
No caso do óleo sintético, a durabilidade é maior e o custo-benefício costuma valer a pena. Diferente da primeira opção, ele é gerado com a composição de aditivos e óleos sintéticos. Além disso, recebe esse nome porque é realizada uma manipulação dos materiais para que seja um óleo de melhor qualidade. Entre os benefícios que apresenta, está o fato de que oferece maior economia de combustível.
Manutenção do óleo do carro
A manutenção do carro é algo fundamental para o seu desempenho. É por meio da manutenção preventiva que pode-se evitar diversos problemas no automóvel. Dessa forma, é possível prolongar a vida útil das peças e dos sistemas. Por isso, ela nunca deve ser negligenciada pelos motoristas. Mesmo assim, muitos deixam de realizá-la, o que pode causar um grande arrependimento depois.
Uma das práticas mais importantes da manutenção é a troca do óleo do carro. Aqueles que usam o do tipo mineral, precisam fazer a substituição aos 5 mil quilômetros rodados. No caso do semissintético, o ideal é que ela seja realizada aos 10 mil quilômetros. Já os que utilizam o sintético, podem fazer a troca quando o veículo chegar entre 15 a 20 mil quilômetros rodados. Assim como a quilometragem, é fundamental verificar o óleo do carro uma vez por semana, observando a sua viscosidade e seu nível no reservatório.
Adquira óleo do carro de alta qualidade
Agora que você já sabe qual é o tipo de óleo do carro ideal para o seu caso, precisa adquirir o produto com alta qualidade. Para isso, basta ir em uma das 8 lojas da AutoHub, loja de pneus em São Paulo. Entre a grande variedade de itens para automóveis, vendemos óleos para que o motor do seu veículo seja lubrificado com o melhor do mercado. Além disso, nossos experientes profissionais podem fazer a troca do óleo para você. Faça-nos uma visita e cuide do seu carro!