Nos primeiros sinais de falha na bateria é comum que algumas pessoas já busquem substituir por uma nova. Contudo, o ideal é verificar se, ao tomar algumas medidas, o problema pode ser resolvido.
Com os devidos cuidados – e contando com a ajuda de profissionais especializados quando necessário – sua bateria irá durar muito mais! Continue lendo e saiba mais sobre como cuidar da bateria do carro.
Confira dicas valiosas para manter a vida útil da bateria veicular!
Amperagem correta: não erre na hora de substituir a bateria
Em geral, quanto mais moderno um carro, maior será a voltagem de sua bateria. Carros mais básicos, para passeio, utilizam baterias de 40 amperes, normalmente.
No entanto, quanto mais tecnologia embutida, como painel digital e central de multimídia, maior será a amperagem necessária. Por exemplo: um Chevrolet Camaro possui 80 amperes, enquanto o Honda Civic conta com uma bateria de 50 amperes.
Por isso, o ideal é não substituir a bateria por uma amperagem maior ou menor, mas manter a peça com amperagem indicada pelo fabricante.
Existem dois tipos principais de baterias: a selada e a de baixa manutenção. Em seguida, conheça um pouco mais sobre cada uma delas.
Bateria selada
A bateria selada é conhecida como bateria de chumbo ácido. Dentre as suas vantagens, podemos citar o menor risco de vazamento, além da possibilidade de dispensar manutenção.
Isso porque, a bateria selada é projetada com quantidade de água necessária para toda a vida útil da peça.
No entanto, apesar de dispensar manutenção, é importante ressaltar que, ao se manter bons cuidados de uso, a bateria selada também pode perdurar mais.
Bateria de baixa manutenção
Já a bateria de baixa manutenção pede alguns cuidados diferenciados. Nesse tipo de peça é necessário colocar, manualmente, água destilada de tempos em tempos.
Além disso, a bateria de baixa manutenção costuma ter uma duração maior, quando comparada à selada.
Dê partida com tudo desligado
A durabilidade da bateria do carro depende muito do uso correto. Por isso, a primeira dica é dar partida no motor com todos os aparelhos elétricos desligados – e com calma. Logo, dê o tempo necessário para o veículo ligar; deixe o motor lubrificar.
Enquanto isso se ajeita no banco, coloque o cinto de segurança, verifique os retrovisores e aguarde. Esse detalhe irá fazer toda a diferença para que se garanta uma maior vida útil da sua bateria, evitando, assim, imprevistos e gastos, como a troca da bateria.
Verifique se os polos estão soltos
Verifique se os polos e terminais estão soltos. Quando não estão bem apertadas ou encaixadas, essas peças podem prejudicar a condução elétrica, diminuindo a carga da bateria do seu carro.
Isso, com o tempo, pode resultar em falha elétrica e diminuir, consequentemente, a vida útil da bateria. Portanto, uma boa dica de cuidado com o seu carro é verificar se os terminais e polos estão devidamente apertados.
Invista em um carregador de bateria
Outra dica é ter um carregador de bateria flutuante. Um dos maiores motivos da diminuição da vida útil da bateria é não utilizar o carro com frequência. Veículos que ficam muito tempo parados, tendem a perder carga com o tempo.
Ter um carregador inteligente pode prevenir a descarga total da bateria do seu carro. Assim que a bateria carrega o aparelho, ela desliga automaticamente. O seu uso é muito simples: basta conectar os tensores aos polos e ligar.
Não deixe o carro muito tempo parado
Se você não usa muito o carro, ligue-o uma vez na semana e deixe o motor funcionando durante 15 minutos.
A durabilidade da bateria veicular depende do uso correto. Inclusive, evite estar com os faróis acesos, bem como o aparelho de som ou ar-condicionado, como comentamos anteriormente.