Muitas pessoas com certeza já ouviram falar que o etanol é prejudicial para o motor flex, ainda mais quando o veículo é abastecido somente com esse combustível, sendo necessário realizar um revezamento para não comprometer seu desempenho. No entanto, essa informação na verdade é falsa. O motor Flex, desenvolvido há 20 anos, foi projetado para funcionar em perfeitas condições, tanto com a gasolina quanto com o etanol.
O que acontece é que algumas pessoas utilizam o biocombustível em veículos que não são preparados para receber dois tipos de alimentação, então o carro, certamente, vai apresentar falhas, ou ainda pior, pode comprometer todo o conjunto do motor. Isso acontece porque há uma diferença estequiométrica, ou seja, na razão entre ar e combustível, entre motores flex e motores a gasolina, além de o último apresentar uma menor taxa de compressão.
Como funciona o tanque de combustível de um motor flex
Existem curiosidades acerca do motor flex. Algumas pessoas até acreditam que o veículo possui dois tanques separados, o que é mito. Para entender melhor como na verdade funcionam esses motores é preciso entender a principal diferença entre os dois tipos de combustíveis: a gasolina é capaz de dar a partida a frio, enquanto o etanol precisa ser aquecido para ter a sua capacidade de combustível.
Portanto, não há tanques separados para cada tipo de combustível e sim um reservatório para a partida em dias frios, que devem ser preenchidos com gasolina. Esse reservatório serve para gerar os primeiros vapores necessários para dar a partida no carro, caso a temperatura local esteja abaixo dos 16°C.
É importante que todo proprietário de um carro flex confira periodicamente o volume de combustível presente no reservatório de partida a frio, pois em climas de temperaturas baixas é possível o carro não pegar e o motorista ficar na mão. Mas isso não significa que o carro flex não funcione bem nesse tempo, é preciso apenas estar atento ao reservatório de gasolina para não prejudicar a sua partida.
Qual o melhor tipo de combustível para um motor flex?
Ainda assim, para quem não domina totalmente o funcionamento de um motor flex, fica a dúvida: se eu colocar apenas etanol ou apenas gasolina, qual irá proporcionar um melhor desempenho para o meu veículo? A resposta é: depende. Se o motorista estiver buscando um combustível com maior rendimento, a recomendação é utilizar a gasolina. No entanto, se a busca for por uma maior potência, o etanol consegue entregar melhor essa função.
Outra curiosidade sobre o etanol é que ele possui propriedades de higienização do motor em seus componentes. A UNICA (União da Indústria da Cana de Açúcar), através de seu consultor, Alfred Szwarc, afirmou que o etanol possui componentes solventes e que garantem a limpeza dos bicos injetores, quando o combustível é usado com uma frequência maior. Além disso, o etanol é considerado um combustível mais limpo do que a gasolina, considerando que a sua fórmula é composta apenas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, o que não prejudica a atmosfera; enquanto a gasolina , através de sua combustão, o dióxido de carbono e o monóxido de carbono, que são muito poluentes.
Dúvidas sobre o uso dos combustíveis no motor de um flex
Outras dúvidas surgem quando o assunto é motor flex, como por exemplo a ideia de que usar apenas um tipo de combustível pode acabar viciando o motor. A verdade é que isso é um mito. A partir de um dispositivo chamado de sonda lambda, o veículo é capaz de medir a quantidade de oxigênio no combustível. Sendo assim, para o veículo com etanol, ele irá soltar uma quantidade diferente de oxigênio do que soltaria para a gasolina, logo o módulo passa a informação sobre o tipo de combustível que o carro está utilizando, adaptando-se às duas formas, sendo possível até mesmo misturar os dois combustíveis.
Contudo, é importante lembrar que os combustíveis, às vezes, apresentam qualidades diferenciadas, por isso, ao utilizar um mesmo combustível por muito tempo o motor pode apresentar alguns problemas. Por exemplo, o etanol adulterado forma com o tempo uma espécie de borra que pode causar danos a sistemas, como: injeção eletrônica, boias, bomba, filtro de combustível, entre outros. A gasolina adulterada também pode ser muito prejudicial ao motor, até de forma mais acentuada. Apenas por isso, é importante realizar um revezamento.
Mas afinal, qual a principal vantagem do motor flex para um motor de gasolina?
Apesar de ficarem atrás de veículos de motor de gasolina em termos de performance, os carros com tecnologia flex contam com uma maior liberdade de escolha sobre qual
combustível para abastecer. Com a instabilidade nos preços dos combustíveis em nosso país, esta pode ser uma solução para gerar uma certa economia, considerando que o etanol costuma ser mais barato do que a gasolina, o que o torna uma opção para os períodos de alta variação de valor.
Além disso, os carros flex são bastante acessíveis. Isso porque o governo brasileiro estimula a produção desses veículos, sendo possível encontrá-los com uma variada faixa de preços. Para quem pensa em revender também torna-se muito mais fácil, considerando que o comprador geralmente prefere ter o poder de escolha do combustível, exatamente para os momentos de alta nos preços.
Precisou de reparos no motor do seu carro? Seja flex ou gasolina, vem pra AutoHub
A AutoHub é uma autocenter em São Paulo, que oferece serviços de manutenção especializada para qualquer tipo de motor, seja flex ou à gasolina. Além disso, você encontra os melhores produtos e serviços para o seu veículo, como: troca de óleo, troca de filtros, sensor de oxigênio e muito mais. Entre em contato conosco, agende a avaliação do seu carro e conte com o suporte de profissionais altamente qualificados.