Geralmente, as dúvidas sobre pneus são muito parecidas. Mesmo para quem já tem há anos ou para quem está na fase do primeiro carro, as perguntas sempre acometem. Por exemplo: como saber quando trocar os pneus?
Listamos as principais dúvidas que chegam à Autohub e respondemos para você. Confira!
Qual a calibragem correta dos pneus?
Esta é, sem dúvidas, a pergunta mais frequente. A calibragem adequada está indicada no manual do proprietário ou em algumas partes do próprio carro, como no batente da porta do motorista ou na parte interna da tampa do tanque de combustível. Você deve sempre seguir a calibragem indicada para o seu carro, pois isso varia de acordo com cada veículo.
Quais critérios usar para adquirir um bom pneu para carros?
Na hora de adquirir um bom pneu para carros, escolha por um lugar de confiança, com estrutura e equipamentos modernos, equipe qualificada com serviços de alta qualidade. Além disso, alguns outros aspectos devem ser levados em consideração e são: as medidas certas para seu veículo, perfil adequado à utilização do carro e escolher marcas que tenham todas as certificações de segurança.
Existe pneu que não fura?
Os pneus run flat têm uma estrutura reforçada e são capazes de sustentar o veículo durante um tempo, mesmo com a perda de pressão de ar quando ele fura. Ele tem uma estrutura mais robusta, com uma borracha mais grossa e laterais, ombros e talões (que fixam os pneus na roda) mais resistentes.
Será que vou saber usar a máquina de calibrar pneus?
Vai sim. Antes de tudo, como explicamos acima, você precisa saber a calibragem adequada. A partir disso, você deve selecionar a pressão adequada no calibrador de pneus, retirar a tampa da válvula do pneu, apertar a trava do calibrador, encaixar a mangueira no bico do pneu e aguardar até o sinal sonoro emitido pela máquina quando o processo estiver concluído. Retire a mangueira e recoloque a tampa da válvula do pneu.
Rodízio de pneus: faz sentido ou não?
Depende. Alguns modelos contam com pneus do eixo traseiro e do dianteiro em tamanhos diferentes e isso realmente impede o procedimento.
O rodízio é recomendado para todos os tipos de pneus?
Por essa diferença no tamanho dos pneus do eixo traseiro e do dianteiro o rodízio não é recomendado para todos os tipos de pneus. O mais importante é olhar o Manual do Proprietário do seu automóvel e verificar se a montadora recomenda ou não o rodízio de pneus.
Quais danos podem causar o estouro dos pneus?
Existem vários fatores: bolhas nas laterais, impactos severos, como passar em alta velocidade por um buraco ou colidir contra o meio fio, estacionar com o pneu apoiado no meio fio, entre outros. Tudo isso pode causar fissuras na malha interna e até estourar o pneu.
Você tem mais alguma dúvida? Entre em contato com a Autohub, loja de pneus em São Paulo. Os nossos profissionais podem te ajudar.