O cilindro mestre de freio é uma peça fundamental para o funcionamento do sistema de freios do carro. Ele é responsável por gerar a pressão hidráulica que aciona as pastilhas ou lonas de freio nas rodas, permitindo a desaceleração ou parada do carro. O cilindro mestre de freio é composto por um reservatório que armazena o fluido de freio, um pistão que se movimenta dentro de uma câmara e válvulas que controlam o fluxo do fluido.
A manutenção preventiva do cilindro mestre de freio é essencial para garantir a segurança e o desempenho do sistema de frenagem. Ela deve ser feita periodicamente, seguindo as recomendações do fabricante do veículo ou a cada 10.000 quilômetros rodados.
Mas, se você está se perguntando o que deve ser verificado, tanto na manutenção
preventiva quanto na manutenção corretiva, este texto vai responder. Então se liga nas dicas exclusivas da Auto Hub, seu autocenter e loja de pneus em São Paulo, para manter o seu sistema de frenagem sempre 100% e manter seu carro seguro. Vamos lá?
Quais são os tipos de cilindros de freio?
É importante saber que quando estamos falando de cilindro de freio, assim como diversos componentes de veículos eles podem ter uma variação. Nesse caso, a variação acontece geralmente entre carros mais antigos e os mais modernos, podendo apresentar:
Cilindro mestre simples
O cilindro de freio simples é um componente do sistema de freios a tambor que tem uma só câmara ou estágio. Ele funciona pressionando o fluido de freio quando o pedal é acionado, enviando-o para as lonas e pastilhas de freio nas rodas. Esse tipo de cilindro é mais antigo e menos seguro, pois pode falhar e causar perda de frenagem em todas as rodas.
Cilindro mestre duplo
O cilindro mestre de freio duplo é um componente do sistema de freios que tem duas câmeras ou estágios independentes. Cada câmara envia o fluido de freio para duas rodas, formando dois circuitos hidráulicos separados. Isso aumenta a segurança e a eficiência da frenagem, pois se um circuito falhar, o outro ainda pode funcionar.
Principais componentes do cilindro mestre e suas manutenções específicas
Como introduzimos, o cilindro mestre de freio possui diversos componentes que compõe todo seu sistema e permite seu perfeito funcionamento, vamos falar agora mais detalhadamente sobre cada uma dessas partes e a importância de sua manutenção:
Reservatório
O reservatório do cilindro de freio é onde o fluido de freio é armazenado. Ele deve ser verificado periodicamente para checar o nível do fluido ou se ele está contaminado. Além disso, o reservatório pode ser danificado por impactos, desgaste ou corrosão, o que pode causar vazamentos ou entrada de ar no sistema de freio, prejudicando o funcionamento do sistema. Por isso, é importante inspecionar o reservatório do cilindro de freio regularmente e trocá-lo se estiver danificado.
Câmara de pressão
É onde os pistões se movem para transmitir a pressão do fluido de freio quando o pedal é acionado. Se a revisão constatar que a câmara de pressão está danificada ou com defeito, ela deve ser substituída. Do contrário, ela pode causar problemas, como desgaste dos componentes de maneira acelerada, dificuldade em frear, pedal de freio duro ou esponjoso e até mesmo vazamentos de fluido de freio.
Pistão, molas e conexões
O pistão, a mola e as conexões são partes importantes do cilindro de freio, que devem ser inspecionadas regularmente para garantir o bom funcionamento do sistema de frenagem. O pistão é responsável por gerar a pressão que é transmitida às pinças e cilindros nas rodas. Ele possui uma vedação para evitar vazamentos. Se o pistão estiver travado, vazando ou danificado, pode prejudicar a frenagem e causar acidentes.
A mola é responsável por retornar o pistão à sua posição original quando o pedal é solto. Se a mola estiver frouxa, quebrada ou enferrujada, pode dificultar o retorno do pistão e prejudicar a frenagem. As conexões ligam o cilindro de freio aos tubos e mangueiras do sistema hidráulico. Elas devem ser apertadas corretamente para evitar danos ou vazamentos. Se as conexões estiverem soltas, entupidas ou corroídas, podem prejudicar a eficiência da frenagem.
Componentes do sistema de frenagem que interagem com o cilindro mestre
Existem diversos outros componentes do sistema de frenagem que interagem com o cilindro mestre de freio, nesta parte vamos falar apenas sobre os que citamos na introdução, mas você pode conferir tudo sobre o sistema de frenagem em nosso artigo ?
Pastilhas
Pastilhas de freio são peças que são pressionadas pelo cilindro mestre e ficam em contato com os discos de freio, gerando fricção, o que reduz a velocidade ou para o carro. Elas são feitas de materiais resistentes ao calor, como cerâmica, metal ou carbono. Saber quando trocar as pastilhas de freios é essencial, por isso é tão importante revisá-las, pois se desgastam com o uso. Existem diferentes marcas e modelos de pastilhas de freio, que podem variar em qualidade, durabilidade, desempenho e preços.
Lonas de freio
As lonas de freio são peças que ficam em contato com os tambores de freio e também geram fricção, o que reduz a velocidade ou para o carro. Elas são feitas de um tecido impregnado com resina e pó metálico. As lonas de freio são mais usadas em veículos antigos ou populares, como o Fusca, que possuem sistema de freio a tambor. Assim como as pastilhas, as lonas de freio também se desgastam com o uso e devem ser substituídas periodicamente. Confira no blog da Dinamicar quando é o momento de trocar as lonas de freio.
Válvulas de freio
São componentes que permitem um controle preciso no fornecimento de ar comprimido dentro da câmara do cilindro mestre de freio. Elas são ajustadas para fornecer uma pressão específica de ar comprimido, que é então usada para acionar os freios.
A importância da troca do fluido de freio para eficiência do cilindro mestre de freio
A troca do fluido de freio também é importante para a eficiência do cilindro mestre de freio.Quando o fluido está contaminado, o cilindro mestre pode trabalhar com mais dificuldade, o que pode causar perda de sensibilidade do pedal de freio e até mesmo falhas no sistema. Portanto, para manter a eficiência do cilindro mestre de freio e do sistema de freios como um todo, é importante trocar o fluido de freio regularmente. A troca deve ser feita por um profissional qualificado, como os da Auto Hub, que irá utilizar o fluido de freio correto para o veículo.
Faça a manutenção do seu cilindro de freio na AutoHub mais próxima de você!
Para fazer a manutenção preventiva ou corretiva do cilindro mestre de freio, ou a revisão do sistema de freio completo com qualidade e segurança, é preciso contar com uma oficina de confiança e profissionais qualificados. Uma ótima opção é a Auto Hub, o maior autocenter e loja de pneus em São Paulo que oferece serviços automotivos completos, como alinhamento, balanceamento, suspensão, injeção eletrônica, troca de óleo e muito mais. A Auto Hub trabalha com as melhores marcas e peças do mercado, garantindo a satisfação dos seus clientes. Entre em contato com a Auto Hub e agende sua revisão!