Tão importante quanto saber conduzir o automóvel para que se movimente, é ter o conhecimento de como frear o carro da maneira correta. Isso porque o freio é um item que pode evitar acidentes e salvar a sua vida, caso utilize da forma ideal. Para manter a sua segurança, também é preciso fazer a revisão preventiva desse sistema. Afinal, se precaver é sempre necessário. Mas você sabe como frear do jeito certo? Para descobrir se está acertando nesse quesito, continue a leitura!
Qual é a maneira ideal de frear o carro?
Há momentos no trânsito em que o motorista se depara com situações de perigo, como, por exemplo, um automóvel que surge em sua frente ou um animal atravessando a pista. Nesses casos, é necessário saber frear o carro da forma correta. Assim, é possível manter-se seguro e evitar o risco de causar um acidente. Para isso, o motorista deve ter ciência se o seu veículo tem sistema ABS ou não.
Quando o automóvel possui ABS, o condutor precisa pressionar com força o pedal de freio até o fim. Isso porque esse modelo faz várias frenagens por segundo, impedindo que as rodas travem e o motorista perca o controle da direção. Nesse momento, ele poderá sentir trepidações no pedal. Mas não há motivos para se preocupar, pois isso significa que o ABS está funcionando normalmente. Tais vibrações acontecem porque há alterações de pressão na linha hidráulica do sistema de freio.
Já em caso de veículo sem ABS, o motorista deve pisar no pedal, retirar o pé rapidamente e repetir o movimento em questão de poucos segundos. Assim, é possível evitar que as rodas travem. No entanto, ele só pode realizar essa modulação de frenagem se já tiver muita experiência com essa situação. Caso contrário, em solo seco, precisa executar a mesma ação que um condutor que tem ABS, pressionar o pedal até o fim. Mesmo não sendo a atividade ideal para um carro sem ABS, ele pode fazer isso porque, dessa forma, conseguirá parar o automóvel de forma rápida.
Como identificar problemas no sistema de freio?
Assim como todos os sistemas de um veículo, o de freio deve passar por revisão preventiva com frequência. Dessa forma, é possível manter a segurança do motorista e dos passageiros quando é necessário frear o carro. Porém, nem todos os condutores têm esse cuidado e esperam os itens apresentarem defeitos para poder consertá-los. Seja um proprietário de automóvel responsável ou não com essa questão, é importante saber identificar quando o freio está com falhas. Veja abaixo como saber quando chegou a hora de verificar esse sistema.
- Chiado ao frear;
- Problemas no pedal do freio;
- Movimentação do carro para o lado;
- Luz do painel acendendo;
- Freio sem força e eficiência;
- Indispensabilidade de acrescentar fluido de freio no reservatório com maior frequência.
Faça revisão preventiva para frear o carro corretamente
Para que você consiga frear o carro do jeito ideal, deve fazer a revisão preventiva desse sistema. Somente dessa forma é possível garantir a sua segurança e evitar acidentes. Para isso, conte com a AutoHub, loja de pneus em São Paulo. Com profissionais profissionais especializados em carro, oferecemos o serviço de revisão e check-up, onde diversos itens, como os freios, são verificados. Além disso, também fornecemos o balanceamento, alinhamento 3D, troca de pneus, bateria e óleo do motor. Entre em contato conosco para que seu automóvel esteja em plena condição de uso!