Existem peças do carro que, quando apresentam falhas, danificam muitos outros itens automotivos. Esse é o caso da correia dentada. Ela é essencial para o funcionamento do motor. Por isso, você deve estar atento e fazer a revisão preventiva sempre que necessário. Assim, é possível evitar vários prejuízos no veículo. Se você quer saber mais sobre a importância da correia dentada e da sua manutenção, continue a leitura!
Qual a importância da correia dentada?
A correia dentada é de extrema importância para o motor do veículo. Isso porque ela é responsável pelo sincronismo do item. Sua função é gerar o comando de válvulas ao virabrequim. Dessa forma, a correia dentada faz com que os movimentos do pistão e da válvula aconteçam no tempo certo. Isso porque, caso um pistão atropele o funcionamento da válvula, o motor será muito prejudicado. Além dessas duas peças quebrarem, vários outros problemas podem surgir também no bloco e no cabeçote, por exemplo.
Como fazer a manutenção da correia dentada?
O ideal é sempre fazer a revisão preventiva de todos os componentes do carro, inclusive da correia dentada. Mas a verdade é que muitos motoristas só fazem a troca das peças após perceberem que estão desgastadas ou passarem por um grande problema com o veículo. Porém, há alguns cuidados que podem ser tomados para manter o funcionamento da correia dentada. Confira abaixo de quais formas você pode fazer a manutenção desse item!
Seja cuidadoso na direção
Dirigir com cuidado evita o rápido desgaste não somente da correia dentada, mas de todas as peças do carro. Por isso, não faça mudança de marcha de forma brusca. Além disso, não force o veículo a “pegar no tranco”. Outra prática comum entre muitos condutores é o famoso “cantar pneu” e você não deve realizá-la. Derrapar dessa maneira, danifica os pneus e provoca pressão na embreagem do carro, o que prejudica a correia dentada. Essas atitudes fazem com que a vida útil desse item seja reduzida.
Tenha atenção ao comprar uma nova correia dentada
Quando for adquirir uma nova correia dentada para o seu veículo, tenha muita atenção. Infelizmente, muitas lojas e oficinas vendem peças falsificadas. Adquirindo um item desse, ao invés de melhorar o desempenho do carro, você terá sérios problemas no automóvel e no bolso. Isso porque a substituição precisará ser feita em breve e os custos serão mais altos. Por isso, quando for comprar a correia dentada, verifique o número do lote no site da empresa fabricante.
Esteja atento ao momento da troca
Mesmo que você seja um motorista cuidadoso e preste atenção à autenticidade das peças do carro, a correia dentada vai sofrer desgaste naturalmente. Por ser tão importante para o funcionamento do motor, ela deve ser trocada antes mesmo do fim do seu prazo de validade. Portanto, esteja atento ao seu tempo de vida útil. Ele costuma durar por três anos ou 50 mil quilômetros rodados na maior parte dos automóveis. Além disso, não deixe de verificar a correia dentada a cada 6 meses. Mas é essencial sempre conferir o manual do fabricante do seu veículo para saber exatamente quando ele deve passar por esses processos.
Troca da correia dentada é na AutoHub
Após a leitura desse artigo, acreditamos que você percebeu a importância da correia dentada e da sua manutenção. Se você busca um lugar para fazer a revisão do carro e a troca da correia dentada, saiba que encontrou agora: a melhor oficina para isso é a AutoHub, loja de pneus em São Paulo. Isso porque nossos profissionais especializados em carro são altamente capacitados e experientes em realizar esse serviço. Temos lojas em Ipiranga, Jabaquara, Moema, Morumbi, Pinheiros, Pompéia, Santa Cecília e Vila Guilherme. Vá na mais próxima e conte com um serviço confiável e de qualidade!