Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp






    Conheça a importância do cilindro mestre de freio no sistema do veículo

    Fotos de dois cilindros mestres de freio, com o seguinte texto ao lado: Cilindro Mestre. Conheça mais sobre essa peça fundamental do sistema de frenagem

    Quando pensamos em um dos sistemas mais importantes de um veículo, podemos afirmar que o conjunto de componentes do freio é, sem dúvida, um dos principais, pois está diretamente relacionado à segurança dos usuários, bem como dos pedestres e outros veículos ao redor. Entretanto, ao falarmos sobre a estrutura de todo o sistema de freio, surgem muitas dúvidas sobre suas peças, já que há muitos nomes e tecnologias recentes, como o ABS, por exemplo, o que pode causar confusão nas pessoas.

    Mas hoje, nosso foco não é falar sobre novas tecnologias, mas sim sobre algo que foi criado ainda no século XX, mais precisamente em 1920, quando substituiu o sistema de freio mecânico, que consistia em alavancas acionadas manualmente pelo motorista para aplicar pressão nos freios. Essa peça essencial que abordaremos hoje é o cilindro mestre de freio.

    O que é o cilindro mestre de freio? 

    Pensamos no cilindro de freio como o coração do freio automotivo, ou seja, é uma das partes mais importantes do sistema de freio hidráulico e sua função é gerar a pressão hidráulica necessária para acionar as pastilhas de freio, proporcionando assim a desaceleração ou parada do veículo.

    Na composição desta peça fundamental há um reservatório, que serve para guardar o fluido de freio, além disso há uma câmara de pressão e um pistão. Todos esses componentes trabalham em conjunto para o mesmo objetivo, que é o acionamento das pastilhas de freio. Em uma situação do dia a dia, o motorista quando pisa no pedal de freio, o pistão é empurrado para frente e gera uma pressão hidráulica, que é transmitida para os freios das rodas, através das tubulações hidráulicas do sistema de freio.

    Quais são os tipos de cilindros existentes? 

    Não existe apenas um tipo de cilindro mestre, e sim dois tipos que devemos entender sobre cada um deles, inclusive quais são os modelos e os anos dos carros em que é mais comum encontrá-los. 

    Cilindro mestre simples 

    O cilindro mestre simples, como o próprio nome já diz, possui sua estrutura mais simples que o modelo do qual vamos falar logo adiante. Isso porque este possui apenas uma câmara ou estágio de pressão. Este tipo de cilindro, podemos dizer que foi um dos primeiros a serem criados, por isso sua presença é muito forte ainda em carros mais antigos, como por exemplo o Volkswagen Fusca, o Chevrolet Opala, o Ford Corcel, a Fiat 147, Volkswagen Brasília, o Chevrolet Chevette, entre outros. No entanto, é importante saber que muitos proprietários desses carros antigos são colecionadores que procuraram fazer adaptações em seus veículos para deixá-los mais eficientes, por isso, pode haver algum desses carros atualmente modificados. 

    Cilindro mestre duplo

    Já o cilindro mestre duplo, ao contrário do simples, possui duas câmaras de estágio de pressão. Cada uma dessas câmaras é responsável por alimentar duas rodas do veículo. Uma curiosidade interessante é que, neste modelo de cilindro, caso aconteça alguma falha em um dos circuitos, um pode suprir o outro, evitando assim a falha total dos freios do veículo. 

    Uma característica interessante dos cilindros duplos é que eles possuem um sistema chamado de “divisor de pressão”, que atua equilibrando a quantidade de pressão que é aplicada nos freios dianteiros e nos freios traseiros, pois, caso um dos circuitos seja acionado com mais força do que o outro, isto poderia ocasionar um desequilíbrio na frenagem e o veículo poderia até mesmo derrapar ou puxar mais para algum lado. 

    O cilindro mestre duplo é o mais encontrado atualmente em todos os veículos, principalmente nos carros equipados com  freios a disco nas quatro rodas, pois esses freios requerem um volume maior de fluido para serem acionados corretamente.

    Cilindro mestre com servoassistência 

    Esse tipo de cilindro, também conhecido como “servofreio” tem se tornado popular entre os carros atualmente. Isso não significa que todos os modelos de veículos vêm com esta função, mas muitos deles, sim. O cilindro mestre com servoassitência significa basicamente que ele possui um dispositivo de vácuo ou hidráulico que ajuda a aplicar a força de frenagem quando o pedal do freio é pressionado. Essa assistência reduz significativamente a força necessária para acionar os freios, tornando a frenagem mais suave e segura. 

    Geralmente, este tipo de cilindro também é encontrado de maneira geral em veículos mais pesados, como por exemplo caminhões, ônibus e carros de alta performance. 

    Qual a importância da manutenção no cilindro mestre de freio? 

    Não precisamos nem dizer que o cilindro de freio precisa estar funcionando 100% para garantir não apenas a eficiência do sistema de freio, como também para garantir a segurança de todos, sejam passageiros ou outras pessoas no trânsito. Aliás, já falamos sobre isso logo no início deste blog. Então, este reforço é apenas mais um motivo para que todos os proprietários de veículos estejam atentos a esse sistema tão importante. 

    Uma outra observação que abrimos, falando sobre manutenção, é para a troca do fluido do freio, ele deve ser verificado e trocado regularmente, pois é responsável por transmitir a pressão do cilindro mestre para as rodas do veículo. A falta de fluido ou a presença de líquido sujo e contaminado pode reduzir a eficiência dos freios e comprometer  também a segurança do veículo.

    Qual a frequência necessária para a manutenção no cilindro mestre de freio? 

    Alguns sinais indicam a necessidade de verificação do cilindro mestre do freio, como a sensação de pedal esponjoso, chiado ao pressioná-lo e a luz de advertência do freio acendendo no painel. No entanto, é recomendável não esperar por esses sinais e realizar a manutenção de acordo com as especificações. A frequência recomendada para manutenção é geralmente a cada 10.000km rodados, mas é melhor verificar o manual do usuário para confirmar o período correto. Manter o cilindro mestre de freio em boas condições é crucial para garantir a segurança no trânsito.

    Faça a manutenção do cilindro de freio do seu carro aqui na AutoHub

    Além da segurança, a manutenção do cilindro de freio pode trazer outros benefícios para o seu veículo, como redução do desgaste das pastilhas de freio e aumento da vida útil do sistema de freios como um todo. Além disso, ao manter o cilindro de freio em bom estado, você evita que problemas mais graves possam surgir, o que pode significar gastos maiores com reparos no futuro. 

    Sabemos que a manutenção do cilindro de freio é essencial para garantir a eficiência e a segurança do sistema de freios do seu carro. Por isso, na AutoHub, um dos maiores auto centers em São Paulo, oferecemos serviços especializados de manutenção de cilindros de freio, realizados por profissionais capacitados e com equipamentos de última geração. Não deixe para depois, agende agora mesmo a manutenção do cilindro de freio do seu carro na AutoHub e dirija com tranquilidade.

    Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing