No momento de substituir alguns componentes do veículo, muitas vezes surgem algumas dúvidas, principalmente para os motoristas de “primeira viagem”, que não conhecem exatamente a função de uma determinada peça e muito menos os diferentes tipos e qualidades disponíveis no mercado de autopeças. Esse é o caso das velas de ignição, um item com grandíssima importância para o funcionamento do motor do veículo, mas que muitas vezes é conhecido de forma superficial.
Nos motores de combustão, especificamente a gasolina e álcool, as velas de ignição são peças fundamentais para suas atividades. Elas são responsáveis por gerar a faísca que inflama a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão, dando início ao ciclo que movimenta o pistão e o virabrequim. Sem elas, o motor não funciona.
Logo, pergunto: você sabia que existem diferentes tipos de velas de ignição, cada uma com suas características e vantagens? Neste post, vamos explicar quais são os principais tipos de velas e como escolher o melhor para o seu carro. Acompanhe!
Quais são os tipos de velas de ignição?
De acordo com o material usado nos eletrodos, que são as partes metálicas que produzem a centelha, podemos classificar as velas de ignição em quatro tipos principais:
Velas de cobre/níquel
São as mais comuns e baratas do mercado. Elas possuem um núcleo de cobre embutido no eletrodo central, que garante uma boa condução elétrica e uma ampla faixa térmica de trabalho. Elas são indicadas para motores com carburador ou injeção eletrônica simples. A desvantagem é que elas têm uma vida útil menor do que as outras, cerca de 20 mil km.
Velas de platina
São mais resistentes e duráveis do que as de cobre/níquel, podendo chegar a 60 mil km de vida útil. Elas possuem uma camada de platina no eletrodo central, que reduz o desgaste e melhora a eficiência da centelha. Elas são recomendadas para motores com injeção eletrônica multiponto ou direta, que exigem mais das velas.
Velas de irídio
São as mais avançadas e caras do mercado. Elas possuem um eletrodo central feito de irídio, um metal nobre que tem uma excelente resistência ao calor e à corrosão. Além disso, o eletrodo é mais fino do que os outros, o que permite uma centelha mais potente e precisa. Elas podem durar até 100 mil km e são ideais para motores modernos, com alta taxa de compressão e controle eletrônico.
Velas de dupla platina
São semelhantes às velas de platina, mas possuem uma camada de platina também no eletrodo lateral, aumentando ainda mais a durabilidade e a performance da vela. Elas são indicadas para motores com sistema de ignição tipo bobina sobre vela (COP), que dispensa o uso de cabos de vela.
Assento de vedação das velas de ignição
No momento de comprar as velas para o seu veículo, é importante ter atenção quanto ao assento de vedação adequado para o seu veículo. Mas, afinal, o que é isso? O assento de vedação é a parte final da rosca de uma vela de ignição, a parte de que fica assentada no cabeçote. Existem dois tipos de assento de vedação:
Assento de vedação plano
Existe um anel de vedação exterior que funciona como vedante do corpo da vela, além disso, tem uma superfície plana e lisa. No entanto, é preciso se atentar, pois existem diversos diâmetros de rosca para esse tipo de vedação, você precisa saber qual é o ideal para o seu carro.
Assento de vedação cônico
Já o assento em formato cônico não possui anel de vedação e é a área cônica que garante a vedação, pois já possui o formato adequado para o cabeçote do motor.
Valor térmico de uma vela de ignição
Toda vela de ignição, independente do seu tipo, tem um valor térmico, que é a medida da sua capacidade de dissipar o calor gerado pelo motor. Também podemos entender o valor térmico como a capacidade máxima de resistência térmica.
Caso ocorra a substituição de uma vela com o valor térmico muito elevado para um veículo, a vela não consegue dissipar o calor gerado a tempo, causando autoignições, ou seja, a mistura, ao invés de ser inflamada pela faísca é inflamada pela vela excessivamente quente. No entanto, se for excessivamente baixo não é alcançada a temperatura de autolimpeza automática, necessária em casos de baixa potência do motor.
Para saber o valor térmico de uma vela de ignição, você pode consultar o código impresso no corpo da peça, que varia conforme o fabricante. Contudo, vamos entender o que de fato define uma vela como fria ou quente.
Como saber se uma vela é fria ou quente?
É importante entender que a vela em si não produz calor, ela conduz o calor da câmara de combustão, logo, velas de ignição com o isolador (cerâmica) mais longo absorvem mais calor enquanto as com o isolador mais curto, absorvem menos calor. Para saber o valor térmico adequado, deve ser consultado no manual do proprietário ou verificar as especificações técnicas da vela. Usar uma vela com o valor térmico incorreto pode causar problemas como pré-ignição, detonação, falhas de ignição, superaquecimento ou carbonização da mesma.
Como escolher o melhor tipo de vela de ignição para o seu carro?
A escolha do melhor tipo de vela de ignição depende principalmente do modelo e das especificações do seu motor. Cada fabricante recomenda um tipo de vela adequado para cada veículo, levando em conta fatores como a potência, a taxa de compressão, o sistema de injeção e a temperatura de trabalho do motor.
Por isso, antes de comprar uma vela de ignição, consulte o manual do proprietário do seu carro ou verifique com um mecânico qual é o tipo mais indicado para o seu caso. Não adianta comprar uma vela mais cara ou mais moderna se ela não for compatível com o seu motor. Isso pode causar problemas como falhas na ignição, perda de potência, aumento do consumo e até danos ao motor.
Além disso, é importante respeitar o prazo de troca das velas, que varia conforme o tipo e o uso do veículo. Uma vela desgastada ou suja pode comprometer o desempenho do motor e gerar prejuízos ao longo do tempo. Por isso, é recomendável fazer revisões periódicas no sistema de ignição e verificar o estado das velas.
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