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    Balanceamento e alinhamento: conheça a importância

    Balanceamento e alinhamento: conheça a importância | AutoHub

    Não tão conhecidos como trocar o óleo ou calibrar o pneu, o balanceamento e alinhamento são importantíssimos para o bom funcionamento do carro e segurança do motorista, devendo andar juntos e em dia. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

    Entendendo o balanceamento…

    O balanceamento consiste em, literalmente, balancear o conjunto de pneu e rodas do carro, realizando, então, o equilíbrio entre eles, já que estes possuem massas diferentes. Você já notou seu veículo vibrando, até mesmo o volante? Então, isso é a falta de balanceamento, pois, com os pneus sem a massa distribuída regularmente, seu veículo tende a trepidar quando em movimento.

    Vale ainda ressaltar que a “tremedeira” que sentimos no volante não é igual a que sentimos no carro por inteiro. A do volante se chama desbalanceamento estático, enquanto a da carcaça do veículo se chama desbalanceamento dinâmico. 

    …e o alinhamento

    Quando compramos um carro, o fabricante fornece as medidas da geometria deste. Isto inclui a dos pneus e da direção como um todo. O alinhamento é a correção dessa geometria depois de um certo tempo de uso. Para descomplicar, o alinhamento justamente alinha as rodas em relação ao volante.

    Mas o que isso quer dizer? Quando você larga o volante e ele puxa para a esquerda, por exemplo, é porque seu pneu está virado para a esquerda, ou seja, não está alinhado, em linha reta. O mesmo serve para a direita. Para ficar mais fácil ainda, é só imaginar que um alinhamento são as quatro rodas paralelas.

    Qual a importância de fazer esses procedimentos?

    Balanceamento

    Como sempre, a segurança vem em primeiro lugar. Um carro desbalanceado incomoda o motorista, podendo desviar a atenção na hora de dirigir e provocar um acidente. Além disso, gasta-se mais combustível, devido ao atrito do pneu com o solo, que leva ao veículo mais esforço para andar. Há também o caso da suspensão, que pode sofrer danos, e dos próprios pneus, que ficam desgastados. Em último caso, dependendo da situação, é necessária a troca do pneu, o que gera mais dor de cabeça e despesa.

    Alinhamento

    Como já explicado, o desalinhamento tende a puxar o volante para determinado lado (esquerda ou direta), levando o pneu para este mesmo lado. Conforme o carro estiver em movimento, o pneu vai rodar para o lado que está sendo puxado, gerando desgaste apenas em uma parte deste.

    Esse desgaste não homogêneo pode acabar causando acidentes ao se fazer uma curva mais puxada, por exemplo, ou, até mesmo, acidentes de trânsito pela maior dificuldade na hora de controlar o volante e, consequentemente, os pneus. Assim como no desbalanceamento, problemas na suspensão e maior gasto de combustível estão entre as complicações causadas pela falta de alinhamento.

    Como saber se é necessário realizar o balanceamento e alinhamento? 

    É sempre bom estar em dia com o balanceamento e alinhamento. Então, mesmo que você não sinta os “sintomas”, como as vibrações, por exemplo, é bom fazer.

    O desalinhamento pode ser notado facilmente quando estamos em uma rua menos movimentada e sentimos aquele “puxãozinho” para um dos lados. Mas é sempre bom reforçar que, assim como no balanceamento, é sempre bom fazer antes mesmo de perceber estes sinais.

    O melhor é executar estes procedimentos a cada dez mil quilômetros rodados e, em especial para o balanceamento, além dessa quilometragem, de seis em seis meses e a cada troca de pneu.

    Alinhamento e balanceamento: como são feitos?

    Balanceamento

    Existem três maneiras de fazer o balanceamento: o de coluna, o local e o de microesferas. O de coluna, que é o mais popular, é feito com a retirada da roda, que é colocada em uma máquina. Este tipo de balanceamento é o ideal para a maioria dos carros.

    Já o local, consiste em não retirar a roda do lugar, fazendo o balanceamento no próprio veículo. Por fim, o de microesferas, onde são inseridas esferas de vidro e o pneu é colocado para rodar, fazendo-o entrar em equilíbrio, é mais recomendado para carros de linha pesada.

    Alinhamento

    No alinhamento, usa-se uma rampa e um painel com escalas, que ficam logo em frente a esta. Para alinhar, o carro é colocado nesta rampa e, em cada pneu, é posto um laser que mira nas escalas do painel. Com um jogo de chaves mecânicas e técnicas, vai-se olhando para o painel até observar através da escala indicada pelo laser que o carro está completamente alinhado.

    Evite danos no seu carro: faça manutenção no tempo correto!

    Sabendo dos problemas da falta de balanceamento e alinhamento, deixe sempre manutenção do carro em dia para as dores de cabeça passarem longe! Aqui na AutoHub, loja de pneus em São Paulo, você encontra esses serviços com um preço amigo e qualidade de primeira. Visite uma das nossas lojas e faça sua manutenção!

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