De tempos em tempos, o carro apresenta alguma complicação, não é?! Isso é normal. Pode ocorrer por inúmeros motivos. Os problemas na embreagem estão entre as principais reclamações de motoristas nas oficinas. No entanto, o que poucos sabem, ou simplesmente ignoram, é que o veículo exibe sinais antes desse sistema desandar de vez.
Por isso, a manutenção automotiva é tão importante, pois identifica desgastes das peças com antecedência, evitando estresses e prejuízos maiores no futuro. Pensando nisso, separamos 10 indícios de falhas na embreagem. Confira!
Sistema de embreagem: sua função e manutenção
A embreagem é fundamental para o funcionamento do carro. Isso porque o sistema é responsável por gerar o atrito necessário para transmitir a rotação do motor para o câmbio. Ou seja, a embreagem transfere a força do propulsor para a caixa de câmbio, de maneira que chegue às rodas do carro. Além disso, esse item também protege o motor e o sistema de transmissão de sobrecargas.
Assim como outras peças do carro, a embreagem precisa de revisão e manutenção automotiva. O peso do veículo e a forma que o motorista utiliza esse sistema pode encurtar seu tempo de vida útil. Por exemplo, dirigir apoiando o pé em cima do pedal pode acelerar o seu desgaste.
Sinais de problemas na embreagem
Como prometido, vejamos os 10 sinais que seu carro apresenta quando está com problemas na embreagem.
1. Marcha arranhando
Já ouviu uma espécie de “arranhão” de ferro com ferro quando tenta trocar de marcha? Esse é um clássico problema na embreagem. Geralmente, isso ocorre por falta de lubrificação no sistema de transmissão ou por desgaste no anel sincronizador, peça responsável pela engrenagem.
2. Embreagem com barulho
Já o chiado ou estalo vindo do pedal, pode indicar problemas na peça de rolamento ou desgaste em todo o sistema de embreagem. Neste caso, leve seu carro à oficina o mais rápido possível para evitar prejuízos maiores.
3. Embreagem dura
Outro problema muito comum: embreagem dura. Alguns fatores podem provocar esse endurecimento do pedal, como tensão no cabo do sistema ou grande folga nos cilindros. Caso o cabo arrebente, há risco do veículo ficar na rua.
4. Carro patinando
Já passou pela situação de soltar o pé do pedal, mas o carro demorar a tracionar? Isso também é um sinal de problema na embreagem. Essa falha no sistema pode estar ligada a desgastes no disco. Não deixe de procurar um mecânico para resolver isso!
5. Trepidação
Outro exemplo muito comum: tremedeira ao arrancar com o carro. A origem da trepiratação está ligada, na maioria das vezes, a problemas no disco. No entanto, problemas no motor também não devem ser desgastados.
6. Câmbio se movimenta sozinho
Folgas no sistema de câmbio permitem que a alavanca da marcha se mova sozinha. Neste caso, leve o carro para uma revisão automotiva.
7. Curso da embreagem incorreto
Como sabemos, o carro só deve começar a se movimentar quando o pedal da embreagem está na metade do seu curso. Movimentos quando estamos quase tirando o pé indicam desgastes preocupantes no sistema.
8. Saída rápida
Já quando o carro se movimenta com o pedal muito próximo ao assoalho, indica falta de sangria. Ou seja, problemas no sistema hidráulico ou na regulagem do cabo.
9. Pedal muito curto
Pedal sem folga, ou seja, com pouco espaço entre ele e o assoalho do carro, também indica problemas na embreagem.
10. Dificuldade de engatar as marchas
Neste caso, o motorista percebe uma dificuldade de encaixar as marchas desejadas na caixa de câmbio, mesmo quando a embreagem está acionada.
Manutenção de embreagem é na AutoHub
Evite problemas na embreagem realizando revisão preventiva no seu carro periodicamente. Na AutoHub, loja de pneus em São Paulo, você encontra profissionais qualificados em manutenção automotiva dispostos a te ajudar da melhor forma, esclarecendo suas dúvidas e indicando os melhores serviços e produtos para o seu veículo. Entre em contato conosco e saiba mais!